PM-MT: Crianças abrigadas no Lar da Criança recebem carteira de agentes mirins


http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/120821024656_2.jpg
http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/120821024656_1.jpg


Formar, de forma preventiva, cidadãos mais prudentes e, consequentemente, um trânsito mais seguro. Esse é objetivo do projeto Salvando Vidas, que somente nos primeiros cinco meses de existência, já contemplou mais de 4,3 mil crianças, entre estudantes de escolas públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande.

Desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), o Salvando Vidas possibilitou a formação educacional de 84 crianças abrigadas no Lar da Criança, unidade de abrigamento ligada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), por meio da realização de ações como palestras, vídeos e produção de atividades lúdicas como redações e desenhos ligados à temática.

Durante solenidade de finalização da primeira etapa do projeto no Lar, realizada na tarde desta segunda-feira (20.08), cada criança participante recebeu uma carteirinha de agente mirim de trânsito. Já a unidade de abrigamento do Estado passou a contar com o selo Trânsito Seguro. 

Segundo o capitão da Polícia Militar, Fabio Ricas, representante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, a carteira e o selo são uma forma de estimular o senso de prudência e respeito às leis de trânsito aos pedestres e futuros condutores. “Com o trabalho de prevenção, buscamos sensibilizar as crianças sobre os cuidados no trânsito e importância do cumprimento das leis criadas para garantir a segurança de todos que transitam nas vias públicas”, afirmou o capitão.

De acordo com ele, a meta da PM é fechar o ano de 2012 com mais de 7 mil crianças atendidas pelo projeto Salvando Vidas e iniciar o próximo ano levando o projeto para outros municípios de Mato Grosso.

Representando a titular da Setas-MT, Roseli Barbosa, a secretária adjunta Vanessa Rosin, falou sobre a importância de se realizar, desde cedo, o trabalho educativo para o trânsito com as crianças. “As crianças estão atentas a tudo e, quando orientadas, são as primeiras a cobrar dos pais e familiares a postura mais correta no trânsito”, declarou Vanessa Rosin finalizando sua fala com uma passagem bíblica: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

Na oportunidade, também estiveram presentes o diretor de veículos do Detran, Carlos Miranda e o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-MT, Thiago França Cabral.

Também são parceiros do projeto, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT); Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT); Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindCFC), Batalhão Ambiental da PM, além de várias secretarias estaduais.

 

Comentários