GREVE: Policiais civis de Pernambuco em greve decidem ‘esvaziar’ delegacias

Assembleia ocorreu na sede do Sinpol, no Recife, nesta segunda-feira (06). Fora os plantões, só trabalharão agentes responsáveis pela guarda dos prédios.


Em nova assembleia na noite desta segunda-feira (06), policiais civis de Pernambuco decidiram manter a greve, decretada no último dia 23 de julho. A reunião ocorreu na sede do sindicato, no Recife, e contou com cerca de 350 servidores. Além de continuar com a mobilização, a categoria decidiu ‘esvaziar’ as delegacias, ou seja, o livro de ponto será assinado agora no prédio do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE). A partir desta terça-feira (07), só ficarão nas delegacias os agentes de permanência, responsáveis pela guarda dos prédios.

O presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, disse que recebeu, nesta segunda-feira, um ofício do secretário estadual de Administração, Ricardo Dantas. “O ofício mostra a disposição do governo para tratar apenas de questões de ordem administrava, como carga horária, vale refeição, recuperação das delegacias, renovação dos coletes à prova de balas, questões que não têm nenhuma repercussão financeira. O documento descarta a esperança sobre uma discussão em relação aos nossos salários”, disse.

Os grevistas reivindicam correção da diferença salarial entre policiais em final de carreira e delegados em início de carreira (de 65%); melhoria nas condições de trabalho, redução da carga horária excessiva e fim do programa jornada extra, entre outros. Uma nova assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (08), às 17h.

Enquanto isso, os serviços policiais continuam reduzidos. Só estão funcionando os plantões de Casa Amarela e Boa Viagem, na capital, e de Paulista, no Grande Recife. A emissão de boletins de ocorrência está suspensa, sendo possível apenas através da Delegacia Virtual – mas para alguns tipos de crimes, somente. O Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal estão funcionando normalmente. No Instituto de Identificação Tavares Buril, 30% do serviço está sendo mantido.


g1.globo.com

Comentários