Estado de São Paulo ganha 200 novos delegados da Polícia Civil

Os policiais civis tomaram posse nesta quarta-feira (08). Agora, os novos delegados partem para o curso de formação na Acadepol (Academia de Polícia Civil), que tem duração de três meses. Depois de formados, eles serão designados para unidades de todo o Estado.

Duzentos delegados de polícia tomaram posse nesta quarta-feira (08), no Palácio dos Bandeirantes. Agora, os novos policiais civis partirão para o curso de formação na Acadepol (Academia de Polícia Civil), que tem duração de três meses.

Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin ressaltou a determinação dos novos delegados que foram aprovados em concurso extremamente concorrido. “Foram 22 mil inscritos para 200 vagas, ou seja, um concurso dificílimo. Este é um dia histórico, porque vocês estão iniciando uma carreira que é o grande desafio do mundo moderno, a segurança pública, e o Estado de São Paulo tem a sua segurança reforçada com mais delegados e delegadas”.

Compromisso com a sociedade

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, destacou os desafios e a essência da carreira que eles escolheram. “Ser delegado de polícia é ter um compromisso com a ordem e a segurança em um combate diuturno ao crime, é trabalhar para garantir a todos o direito à segurança, é um constante exercício de liderança. Ser delegado de polícia é ter um compromisso permanente com a sociedade”, afirmou.

O delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima, falou sobre a importância do novo cargo ocupado.  “Os senhores não são os policiais do futuro, são os policiais do presente, que vão fazer a mudança de uma polícia cartorária para uma policia pragmática e objetiva”.

Dos 200 delegados, 38 são mulheres. O comandante geral da Polícia Militar, Roberval Ferreira França, prestigiou o evento.

Próximos passos

O curso de formação começa a partir de hoje e tem duração de três meses.

Os novos delegados terão aulas práticas e teóricas de diversas disciplinas, como Direitos Humanos, Armamento e tiro; Conduta Policial; Criminalística; Criminologia; Defesa pessoal; Direito Administrativo Disciplinar; Gerenciamento de crises; Investigação policial; Inteligência policial; Medicina Legal; além de outros 13 temas.

Ao término do curso de formação, os delegados estarão formados e seguirão para um estágio probatório de três anos.

Como o concurso é estadual, os policiais serão designados para unidades de todo o Estado, de acordo com sua classificação na Academia e da necessidade de cada região.

Mais vagas

No começo de junho, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que aprovou o acréscimo de 60 vagas para o concurso público. O processo foi autorizado em março de 2011 e previa 140 candidatos.

O aumento no número de aprovados foi motivado por uma análise positiva feita pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, com relação ao nível dos candidatos.

Concursos

No mês de maio, a Polícia Civil formou 568 investigadores e 245 escrivães. Estão em andamento os concursos para agente policial (391 vagas), desenhista (7 vagas) e médico legista (44 vagas).

Também já foram aprovados pelo governador os concursos públicos para atendente de necrotério, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, auxiliar de necropsia e perito criminal.

www.agoravale.com.br

Comentários