ABUSO DE AUTORIDADE: Cabo que atirou em bandido imobilizado jogou trabalho da PM na lama, afirma comandante




O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Costa Filho, disse na manhã desta quarta-feira que um ato individual do cabo do 31º BPM (Recreio), que atirou no pé do assaltante já preso e imobilizado, jogou na lama todo o trabalho excepcional feito pelos policiais militares que prenderam os sequestradores de uma mulher na Barra da Tijuca na tarde desta terça-feira.
 
"Ele jogou todo o trabalho da PM que foi perfeito na lama. É uma atitude que não condiz com o perfil da corporação, que é de uma polícia de pacificação" disse Costa Filho.

Segundo o coronel Costa Filho o cabo militar, que tem 11 anos na corporação, vai responder por lesão corporal na 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). O militar já está preso no Batalhão Especial Prisional da PM (BEP).

Imagens de um cinegrafista amador levadas ao ar pelo "RJ-TV" da TV Globo, nesta terça-feira, revelam que os policiais militares 31º BPM mentiram ao descrever como resolveram o sequestro-relâmpago sofrido por uma mulher de cerca de 50 anos e seu sobrinho, menor de idade, rendidos por quatro assaltantes na manhã do mesmo dia na Barra da Tijuca. Os bandidos, pelas imagens obtidas pela Rede Globo, já tinham sido presos e dominados, aparentemente num terreno baldio, quando os PMs simularam uma reação dos criminosos, alvejando um deles. (Veja as imagens do RJTV)

Primeiro, os PMs aparecem com os assaltantes dominados, caminhando por uma rua. Depois, os policiais, já no terreno baldio, vasculham o local como se procurassem alguma coisa. Um dos PMs usa o revólver apreendido com um dos bandidos para atirar contra um muro, como se estivesse simulando uma troca de tiros. Mas a imagem mais chocante fica para o fim: um dos policiais pega sua arma da cintura e atira contra a perna esquerda de um dos criminosos. O ladrão cai, aparentemente gritando de dor.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a Secretaria estadual de Segurança afirmou que ?ao ver as imagens exibidas pelo RJ-TV sobre a atuação de policiais numa tentativa de sequestro na Barra da Tijuca, o secretário José Mariano Beltrame ordenou à PM a apuração rápida e exemplar do ocorrido?. Ainda segundo a nota, o secretário ?determinou que os responsáveis sejam submetidos ao processo de expulsão sumária da corporação?. O texto termina afirmando: "Para o secretário, é inadmissível que uma polícia que busca a pacificação tenha policiais com esse tipo de conduta em suas fileiras".

Fonte: oglobo.globo.com/

Comentários