SER POLICIAIS - EIS A QUESTÃO!


A profissão do policial militar é regulamentada e recebe por Lei, um campo específico de atuação e está garantida pelo Art. 144 da CF 88. Contudo, nem sempre à vista do olhar da sociedade é apropriada, principalmente pelo seu trabalho, muitas vezes coercitivo exercido em situação que exige este tipo de demanda.

Ser policial é respeitar as próprias limitações; é confrontar sim, se preciso for, mas respeitar as diferenças da viabilidade humana; é suplantar as fronteiras do perigo, não tanto pela sua função preventiva, ostensiva e quando necessária repressiva, não tanto pelas leis escritas, como pela convicção de justiça, mas como aquele que se responsabiliza pelas suas ações, ama sua profissão e que é qualificado para exercê-la.

Ser policial é ser aguerrido e entender que nem tudo é êxito; é decidir em frações de segundo; é ter coragem de deixar, muitas vezes sua família em casa desprotegida para proteger a sociedade. Ser policial militar é muito mais que vestir a farda e honrá-la; é muito mais que respirar a hierarquia e a disciplina; é muito mais que ser superior ao tempo, como, apesar das mudanças e das inovações, ainda dizem por aí.

Ser policial é renascer para a vida todos os dias; é ter dupla delegação e, em ambas interpretar à mandatária das leis a que não se pode renunciar; é não desanimar com os obstáculos; é enfrentar os desafios com bravura e ter a confiança de que o direito há de vencer as forças contrárias as leis; é preocupar-se com seu semelhante, com os fragilizados e colocados à margem da sociedade.

Ser policial é integrar-se à sociedade e respeitá-la; é ter a compreensão de que o ser humano é social, é interativo, por isso, mesmo sujeito às regras, podem cometer erros e ainda, assim tem direito a um julgamento justo; é ter expectativas cotidianas de que o amanhã será um dia melhor; é apaixonar-se por atitudes simples do dia-a-dia; é entender o pobre, o doente, o rico e viver à emoção dos outros sem se emocionar; é assistir ao choro dos pais que perdem seus filhos para o crime, para as drogas, sem poder chorar; é compreender sem ser compreendido. Ser policial é simples assim, é ser cidadão acima de tudo!

Diógenes Pereira da Silva - Diogenespsilva2006@hotmail.com

Comentários