O relatório mundial sobre drogas da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que as apreensões de cocaína triplicaram no Brasil desde 2004

O relatório mundial sobre drogas da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que as apreensões de cocaína triplicaram no Brasil desde 2004. Enquanto em 2004 menos de 10 toneladas da droga foram apreendidas por autoridades federais, em 2010 o número chegou a 27 toneladas.

Embora a organização não tenha dados recentes sobre o consumo de cocaína no País, especialistas ouvidos pelo órgão afirmam que o uso da droga aumentou.

O aumento nas apreensões pode indicar, ainda, de acordo com a ONU, que o Brasil serve como ponto de partida para cocaína que é traficada da América do Sul para o exterior, através do Oceano Atlântico. De acordo com o relatório, a droga passa por países da África, para depois chegar à Europa.O relatório aponta, também, que o Brasil está “bem acima da média global” no uso de estimulantes. Entre 2007 e 2009, o País ficou, juntamente com Estados Unidos, Argentina, México e Chile, entre os países que consomem esses medicamentos de maneira elevada.

De acordo com a ONU, na América do Sul o abuso está “frequentemente vinculado” aos esforços de emagrecimento.

Tráfico

O estudo da ONU relata também uma mudança no perfil do tráfico internacional de drogas. Desde 2005, aponta a organização, grupos criminosos do Oeste da África, “frequentemente liderados por nigerianos, têm se envolvido seriamente no mercado de cocaína”, somando-se aos grupos colombianos e do Caribe.

Os grupos nigerianos se “tornaram ativos na exportação de cocaína do Brasil, notavelmente de São Paulo, para destinos na África e na Europa”, completa o documento.

R7

Comentários