Novas drogas, as sintéticas, criadas em laboratório, estão invadindo os Estados Unidos e deixando autoridades no mundo preocupadas com uma possível migração

 

Novas drogas, as sintéticas, criadas em laboratório, estão invadindo os Estados Unidos e deixando autoridades no mundo preocupadas com uma possível migração. Conhecidas como "Cloud Nine", "Maconha Sintética", "Sais de Banho", entre outros nomes sugestivos, podem provocar uma sensação de relaxamento extremo, ataque de pânico, apoplexia ou, inclusive, converter o usuário num canibal da noite para o dia.

É como se fosse o crack potencializado, ou piorado. O efeito dessas drogas é muito grave porque torna a pessoa literalmente num monstro. Não é nem um animal, é um monstro, porque ela não tem como controlar suas emoções nem sua força.

Para se ter ideia da força das drogas, Michael Daniel, de 22 anos, que supostamente estava sob o efeito de maconha sintética, matou e comeu um cachorro, em Waco, no Texas. Ele teria pegado um cachorro de estimação de cerca de 15 kg que estava em frente a uma casa, agredir e estrangular o animal. Em seguida, ele "começou a morder o cão, arrancando pedaços de carne.

À polícia, que encontrou o americano com sangue e pelos ao redor da boca", disse que estava tendo alucinações por ter consumido maconha sintética.

Enfim, segundo Barbara Carreno, porta-voz da administração antidrogas americana (DEA), percebe-se um comportamento estranho na atitude das pessoas que estão consumindo as novas drogas. "Estas substâncias químicas são muito perigosas. Existem pessoas que as utilizam e depois dizem 'Não vou prová-las mais. Dão medo'", acrescentou Carreno.

A "Cloud Nine" é uma das muitas substâncias sintéticas com nomes sugestivos - como "Ivory Wave", "Vanilla Sky" ou "White Lightning" - conhecidas como "sais de banho", que contêm derivados de um estimulante cerebral.

Proibida em vários estados no Estados Unidos e na lista de drogas controladas pela DEA desde outubro de 2011, a "Cloud Nine pode ser comprada legalmente em lojas ou postos de gasolina, além da internet. O temor hoje é de que essas drogas migrem para outros países.

As drogas sintéticas são vendidas entre 18 e 40 dólares a unidade. Quem compra? Mendigos, advogados, qualquer um entre 18 e 75.

Em outro incidente, também ocorrido em Miami, um jovem de 21 anos invadiu um restaurante gritando obscenidades e tentou comer a mão de um policial. Acredita-se que também estava sob os efeitos de "Cloud Nine".

"Por favor, tenham cuidado ao lidar com a população sem teto", advertiu o departamento de polícia de North Miami Beach aos seus agentes. Também pediu que os cidadãos informem imediatamente se suspeitam que alguém possa ter tomado esta droga.

Mark Ryan, diretor do Centro de Desintoxicação Estatal da Louisiana (sul) e especialista em drogas sintéticas, explicou que os "sais de banho" - feitos com produtos importados - apareceram pela primeira vez nos Estados Unidos em 2010, "e, em 2011, se propagaram incontroladamente".

"Passamos de 300 casos diagnosticados em todos os Estados Unidos em centros de desintoxicação em 2010 para cerca de 6.000 em 2011", disse.

"Todos os casos não são declarados a centros de dependência de drogas, e talvez representem 25% dos que realmente existem", disse.

Ryan lembrou casos nos quais a substância "Cloud Nine" levou "pessoas nuas a saltar por uma janela e depois escalar mastros de bandeiras" ou um suicida a atirar contra si mesmo um dia depois de tentar se enforcar.

* Com AFP

Comentários