Governador de São Paulo anuncia sete mil PMs nas ruas até dezembro


O governador Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta sexta-feira (25), durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o reforço de 7.000 policiais militares nas ruas do estado. Esses policiais deixarão suas atuais funções administrativas e engrossarão o efetivo disponível nos municípios paulistas.

Segundo o coronel Roberval Ferreira França, comandante geral da Polícia Militar, em julho já existirá definição dos locais de atuação de cada policial e, até o final do ano, todos os 7.000 estarão na rua.
O evento no Palácio foi realizado para apresentar o programa “São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos”, de redução de casos de jovens desaparecidos e conscientização de crianças sobre os riscos de se aproximarem de desconhecidos.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, além das Secretarias de Educação, Saúde, Justiça e Desenvolvimento Social, o Programa possui a inovação de sistema de progressão de idade que possibilita criar imagens em três dimensões de como as pessoas desaparecidas estariam atualmente.

Para isso, o sistema usa fotos fornecidas pela família para projetar as feições desses desaparecidos, mesmo anos após o sumiço.

O governador Geraldo Alckmin explicou como a família deve agir em caso de desaparecimento de um parente. “A família deve imediatamente fazer o boletim de ocorrência, não deixando para depois. Deve comunicar a polícia pelo190 e levar fotografias do desaparecido”, disse Alckmin.

O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, reforçou a orientação. “Assim que a família notar que houve um desaparecimento, deve comunicar a polícia o mais rápido possível. Há um grande risco em esperar 24 ou 48 horas para avisar”, orientou Ferreira.

Além do sistema de progressão, o programa apresentou campanhas educativas que foram realizadas em escolas onde textos com dicas foram lidos aos alunos de ensino fundamental e médio, e um vídeo que esta sendo veiculado nos vagões do Metrô.

Entre 2010 até abril deste ano, 20.783 casos de desaparecimento foram registrados no Estado. Desses, 16.457 pessoas foram encontradas.

Comentários