Polícia Militar do Rio terá um "Mega BOPE" ( 2.600 agentes até o fim de 2013)



bope

Até dezembro de 2013, a tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro vai passar de pouco mais de 400 integrantes para 2.600 homens e mulheres. Vestidos de preto, policiais das cinco forças especiais da corporação vão formar uma espécie de "mega Bope" (Batalhão de Operações Policiais Especiais), com capacidade para fazer operações por terra, água e ar.

Sob o comando do coronel Hugo Freire, o COE (Comando de Operações Especiais) vai reunir na nova sede, em Ramos, zona norte, o Bope, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães, o Grupamento Aeromóvel e o Grupamento Marítimo e Fluvial.

— Hoje nós temos as cinco forças e cada uma tem as suas características. Vamos fazer com que todos se compreendam e passem a operar juntos, a partir da excelência do Bope, que é excelente porque treina muito. Vamos colocar essa doutrina para todo mundo. Imagina todas essas forças operando juntas e com a mesma doutrina... Estamos chamando isso de Força Formidável de Pacificação.
Veja fotos do Bope em ação

Apesar da união no mesmo terreno, o coronel diz que as cinco unidades serão mantidas e vão ficar em sedes (prédios) diferentes.

— Quanto mais essas estruturas crescem, fica mais difícil manter o controle e a excelência. Por isso, não será um Bope com 2.600 homens. Vamos ampliar o poder de atuação do Bope para todas as forças especiais. Hoje, cada força faz o seu curso específico. A nossa ideia é elaborar produtos de treinamento que congreguem todas as disciplinas para serem cursados por todas as tropas.

O projeto do COE é ambicioso. A construção das sedes de cada unidade e a instalação dos equipamentos necessários para o treinamento e capacitação dos policiais, em uma área de 200 mil m², estão orçadas em R$ 350 milhões. Para Hugo Freire, o objetivo é que o local seja usado para treinar outras unidades de elite do Estado, como a Core (Coordenaria de Recursos Especiais), da Polícia Civil, o GIT (Grupamento de Intervenções Táticas) da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), além das tropas de elite de outros Estados.

Leia mais em: http://caboclaudiodias.blogspot.com.br/2012/05/policia-militar-do-rio-tera-um-mega.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+BlogDoCaboCludioDias-DrCludio+%28Blog+do+Cabo+CL%C3%81UDIO+DIAS+-+DR+CL%C3%81UDIO%29

Comentários