MT: Cerca de 100 profissionais da Sesp participam de simulação do sistema de Centro de Comando e Controle (CCC)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) avaliou de maneira prática, na manhã desta quarta-feira (06-06), o sistema de tecnologia do Centro de Comando e Controle (CCC), que deverá ser adotado pelo Governo do Estado como uma das exigências da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A simulação marcou o encerramento dos trabalhos desenvolvidos durante o 1º Workshop do CCC, realizado desde terça-feira (05-06), com o propósito de demonstrar a capacidade operacional desse sistema tecnológico.

Para essa avaliação, a Sesp empregou cerca de 100 agentes do setor de segurança pública, sendo 30 cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) e 70 profissionais das instituições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Judiciária Civil (PJC), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A simulação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

O procedimento foi realizado na Avenida do CPA, em frente ao prédio da Receita Federal. Durante uma hora, foram simuladas cinco ocorrências simultâneas, sendo um acidente com vítima fatal, outro com vítima presa em ferragens, vazamento de combustível, explosivo e sequestro com refém. Ao longo do evento, comandantes das unidades de segurança acompanhavam em tempo real, por meio do CCC instalado ainda como piloto, no prédio da Sesp, junto ao Ciosp.

Conforme o gerente técnico do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), major PM Ademar Nascimento, durante a simulação todas as instituições agiam de maneira integrada, sob o comando operacional do CCC, onde estavam os comandantes das respectivas unidades.

“Foi um estudo excelente. Conseguimos avaliar o tempo resposta das nossas forças durante situações de crise e a sintonia das unidades envolvidas no atendimento dessas ocorrências. Foi uma simulação, no entanto, todos os profissionais evolvidos nesse trabalho técnico buscaram transmitir e agir com máximo de veracidade”, avaliou o major Ademar.

Para a ocorrência de acidente foram utilizadas as forças da PM e do Corpo de Bombeiros. Na simulação em que houve vítima fatal, além das duas unidades, também houve o envolvimento da Politec. Na ocorrência de vazamento de combustível, foram acionadas as forças da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Na de explosivo e sequestro com refém, foi empregada a PM, com intervenção do Esquadrão Anti-bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Nessas duas ações também houve o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Durante toda a simulação as interdições das vias urbanas foram feitas tanto pela PM como pela SMTU.

Para o secretário da Sesp, Diógenes Curado Filho, o resultado do trabalho foi positivo. “Fizemos vários testes desde o recebimento das ligações pelo 190, atendimento, despacho e gerenciamento das ocorrências pelo Centro de Comando e Controle. Esse sistema é um equipamento de última tecnologia, que nos permitirá trabalhar de forma integrada com as instituições de segurança pública e que contribuirá de forma precisa na tomada de decisão e resposta às ocorrências”, avaliou.

Mesmo com o bom resultado, explicou Diógenes, outros testes serão realizados a fim de preparar de maneira mais técnica e precisa todos os profissionais da segurança pública. “O resultado foi positivo. Porém tivemos algumas falhas, que deverão ser evitadas. Ainda temos dois anos até a Copa do Mundo para fazermos outros testes e conseguir estar devidamente equipados e preparados para a realização do evento”, declarou o secretário.

Assessoria/Sesp-MT

Comentários