
Se visitar a Tailândia nos próximos tempos, não se esqueça de dar um salto ao distrito de Sai Buri na província de Pattani, porque é lá que você vai poder encontrar o primeiro macaco polícia da vida real.
Santisuk Phromdao é o nome da criatura engraçada que patrulha as ruas com os seus amigos polícias, também ele vestido a rigor. É claro que o animal não é um polícia treinado, mas sim a mascote da polícia local
A história de Santisuk é mais uma entre muitas sobre humanos que criam laços de amizade com animais. O macaco foi adoptado pela polícia, provavelmente depois de ter sido encontrado abandonado ou a ser maltratado por algum dono cruel. Depois de o adoptarem os polícias renderam-se aos encantos do esperto animal, mas Santisuk iria provar que podia ser também uma adição de peso à força policial.

A polícia começou a reparar, que sempre que se fazia acompanhar pelo macaco o contato com a população era muito mais agradável. Nos checkpoints que se extendem pelo país inteiro e cujo objetivo é tentar afastar insurgentes, a presença do macaco acalmava as pessoas que por vezes esperavam horas até lhe ser concedida passagem.

Dentro de pouco tempo Santisuk provou ser uma excelente forma de melhorar as relações entre a polícia e a população e hoje ele anda vestido a rigor e é um membro valioso da polícia local. Este é provavelmente o primeiro macaco polícia do mundo, agora só falta mesmo ensinarem-lhe a prender criminosos.
Comentários
Postar um comentário