MT: Base Comunitária utiliza técnica japonesa de policiamento para melhorar a segurança na região do Santa Izabel

A Base Comunitária do bairro Santa Izabel, em Cuiabá, inova na prestação de serviço à comunidade e utiliza técnica japonesa do Sistema Koban para diminuir violência na região. Conhecida no Brasil como Responsabilidade Territorial, a técnica tem o objetivo de aproximar o policial militar da comunidade melhorando o policiamento preventivo nos bairros por meio da divisão de áreas.

A Base Comunitária do bairro Santa Izabel dividiu a região em oito áreas de Responsabilidade Territorial. Cada equipe de policiais militares é responsável por uma área onde desenvolve os serviços de ronda, atendimento a ocorrências e visitas em comércios, escolas, praças e residências da região. A técnica também foi aplicada pela Base Comunitária de Segurança no bairro Pedregal  e garantiu mais qualidade de vida para os moradores.

"Com esse programa passamos para os policiais que a nossa preocupação principal é o policiamento preventivo, ter contato com a comunidade e estar presente nos bairros evitando que os crimes aconteçam. Esse laço de aproximação entre a comunidade e a guarnição de responsabilidade torna mais fácil de resolver os problemas", disse o comandante da Base Comunitária de Segurança do Santa Izabel, capitão PM Rafael Dias.

Durante as visitas, os policiais ouvem sugestões para melhorar o policiamento e também problemas, como o comercialização e o consumo de drogas por adolescentes na região. No final de cada visita os policiais deixam os telefones de contato da Base Comunitária do bairro, número de emergência e do disque denúncia da PM.

Com as informações coletadas inicia o trabalho de prevenção na área. Segundo o comandante, capitão PM Rafael Dias, depois das visitas e das orientações dos policiais, a base já recebeu muitas ligações dos moradores para denunciar a existência de bocas de fumo no bairro.

"No primeiro momento a comunidade se assusta com a presença do policial no local sem ter sido acionado para atendimento de uma ocorrência. Depois, o morador percebe que a Polícia Militar está ali para fornecer segurança e saber como está o bairro, o que torna o trabalho positivo", destacou o capitão PM Rafael.

A Responsabilidade Territorial já mudou a vida dos moradores da região do bairro Santa Izabel, como a do comerciante do bairro Cidade Alta, Gilberto Ramos, que está mais satisfeito com a atuação da Polícia Militar. "Me surpreendi com a iniciativa dos policiais quando visitaram pela primeira vez a nossa loja. Depois das visitas melhorou muito o policiamento no nosso bairro. A viatura sempre faz ronda aqui na nossa rua", disse Gilberto.

SISTEMA KOBAN

No Japão é utilizado o método Koban de policiamento comunitário. Três policiais trabalham por turno numa base e tem como missão ouvir opiniões dos moradores a respeito da segurança, participar das atividades da população local e garantir a segurança geral. O grande diferencial do sistema é a ação mais eficaz na orientação e prevenção ao crime.

Em Mato Grosso, 107 profissionais da segurança pública já foram capacitados no Sistema Koban, sendo que 80 oficiais participaram do curso em Cuiabá, 24 fizeram estágio São Paulo e três foram para o Japão.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Comunitária, major PM Júlio Martins, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública irá oferecer em outubro, deste ano, uma nova capacitação para 80 profissionais no Sistema Koban através do Acordo de Cooperação feito entre Brasil e o Japão.

A filosofia de Polícia Comunitária em Mato Grosso é aplicada em três frentes: na Base Comunitária de Segurança Pública, que reúne os serviços integrados das instituições da segurança pública, além de policiamento ostensivo; nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, entidades de apoio às ações da segurança pública no Estado, além de cursos de promotor e multiplicador de polícia comunitária, ofertado pela Senasp para capacitação dos profissionais da segurança pública.

Comentários