MPE e Governo lançam campanha contra violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Entre os meses de fevereiro a abril deste ano, a Polícia Rodoviária Federal identificou 115 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em cinco rodovias federais que cortam o Estado de Mato Grosso. Os números foram repassados pelo inspetor da PRF, Átila dos Passos Calonga, durante o lançamento da Campanha de Mobilização Estadual contra Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ocorreu  no Palácio Paiaguás. O evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, em parceria com o Governo do Estado.

Durante o lançamento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, destacou a importância da união de esforços entre as instituições no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Projetos dessa natureza somente são possíveis por meio da união das instituições, poderes constituídos e sociedade em geral. Todas as campanhas de combate à criminalidade e diminuição da impunidade são bem vindas e devem ser motivo de elogios para os seus idealizadores”, ressaltou.

O titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, conclamou às instituições presentes a darem mais atenção às crianças e adolescentes. “Vamos escancarar as nossas instituições e voltar os nossos olhos para nossas crianças. Não podemos permitir que a prioridade estabelecida na Constituição Federal à criança e ao adolescente seja uma letra morta”, afirmou.

O procurador de Justiça aproveitou a oportunidade para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da somatória de esforços entre as instituições em defesa da criança e do adolescente. “Esse é o momento de refletirmos e reconhecermos as nossas dificuldades e limitações para podermos avançar e quem sabe um dia superarmos este desafio”, disse.

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, assegurou que a campanha foi o primeiro passo para chamar a atenção da sociedade sobre o problema e garantir a adesão de novos parceiros. “Estamos cientes que não basta apenas a realização de campanhas, é necessário investimentos, estruturação das famílias e fortalecimento da rede de atendimento”, disse.

Além do Ministério Público e Governo do Estado, o lançamento da Campanha de Mobilização Estadual contra Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também contou com a participação da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Superintendência da Delegacia Regional do Trabalho, Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, entre outras instituições.

Comentários