Idoso é suspeito de alugar armas e fabricar munição

Benedito Lory, 64, foi preso com mais 600 projéteis e armas de vários calibresções e 10 armas de fogo

 

Investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá apontam, que além de alugar armas, o idoso Benedito Lory, 65,  também é suspeito de fabricar munições, de forma artesanal. Ele foi preso na manhã de quarta-feira (10), em sua residência, no bairro Mapim, em Várzea Grande.

No local foram encontrados 10 armas de fogo, 3 de fabricação estrangeira (2 rifles, 5 espingardas, 2 revólveres e 1 garrucha, dos calibres 22, 44 e 32) e 618 munições de calibres 40, 45, 44, 22,12, 16, 20, 32, 36.

Além as armas, a Polícia localizou cerca de 70 quilos de chumbo, que estavam divididos em 11 pacotes. Também foram encontrados 11 tubos de pólvora e vários cartuchos de munições vazios. “Acreditamos que ele possa fazer munições. Não foi encontrada nenhuma máquina, mas ele pode fazer de forma artesanal. Essa é uma das suspeitas”, disse ao MidiaNews o delegado Roberto Amorim, titular da Derf.

Amorim informou que as investigações iniciaram a cerca de 40 dias após terem recebido uma denúncia que Benedito atuava com o aluguel de armas, usadas em assaltos. “Nós o observamos por todo esse período e vimos varias pessoas indo até a casa dele. Não conseguimos flagrar o aluguel de armas, mas tivemos que detê-lo mesmo assim. Ele não possui porte de armas e é muito perigoso deixar que ele continuasse com esse armamento em casa”, disse.

O delegado explicou que as investigações irão continuar. O suspeito negou as acusações e, inicialmente, disse que usava o armamento para caçar animais silvestres. Porém, a versão foi negada no depoimento oficial.

“Primeiro, ele disse que usava as armas para caçar, mas deve ter ficado com medo de ser autuado por crime ambiental. Por fim, ele disse que possui as armas há mais de 20 anos e que apenas as deixava em casa, por hobby”, completou o delegado.

Nenhuma das armas possui registro, portanto são consideradas ilegais pelo Estatuto do Desarmamento, que exige o certificado de registro de arma de fogo para manter armas de fogo exclusivamente no interior de residência ou dependências.

Benedito Silva foi encaminhado para uma unidade prisional na tarde de quinta-feira (10). Ele foi autuado por porte ilegal de armas, com agravante, por estar em posse de armas de uso restrito e também pela grande quantidade de munições. Não foi arbitrada fiança ao preso. Ele ficará detido até ser julgado.

Informações Midia News

Comentários