Tropa brasileira terá novo veículo blindado

 Novo equipamento de transporte de soldados do Exército brasileiro entra em produção em Sete Lagoas no lugar dos Urutu e M113. O blindado 6x6 leva até três toneladas


As seis rodas têm tração e a suspensão é independente com ajuste pneumático

O Exército brasileiro está prosa com o novo veículo para o transporte de tropas. Já não era hora. Os antigos Urutus feitos pela Engesa entraram em serviço em 1974, enquanto os M113 são veteranos da Guerra do Vietnã. Para substituí-los, a Iveco desenvolveu em parceria com o Exército um novo veículo blindado para o transporte de tropas (VBTP), conhecido como Guarani. Trata-se de um parrudo blindado 6x6 com espaço para 11 militares e capacidade de carga de até três toneladas. Serão feitas 2.044 unidades até 2032, fruto de uma licitação que começou em 2007.

O projeto é cria nacional, tendo envolvido uma equipe de 30 engenheiros da Iveco, Exército e Fiat. A fabricação será feita na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas, em uma nova instalação de 18 mil metros quadrados somente para a produção de modelos da Divisão de Veículos de Defesa, o que demandou investimentos de R$ 75 milhões. Dali sairão todos os modelos destinados ao Brasil e ao exterior. O primeiro lote inclui um protótipo (fotos) e outros 16 Guarani, todos montados com peças importadas, mas o objetivo é chegar aos 60% de nacionalização.

Fonte: Blog Polícia no local

Comentários