Segurança Pública/Ceará: Estado reage contra ações do crime organizado no interior


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou oficialmente na última segunda-feira, dia 23 de abril, o Comando Tático Rural (Cotar). Trata-se da unidade da Polícia Militar vinculada ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que atua exclusivamente no interior do Estado no combate ao crime organizado. Com efetivo de 64 policiais o Cotar tem por missão principal desenvolver ações preventivas e repressivas de combate a quadrilhas organizadas que atuam no interior do Ceará, seja no tráfico de drogas e de armas, no roubo de cargas, ou em assaltos a instituições financeiras.

A unidade atua também de forma incisiva na “Operação Divisa Segura”, em conjunto com as forças policiais dos estados que fazem divisas com o Ceará: Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A expectativa do secretário de segurança pública, Coronel Bezerra, é triplicar o efetivo do Cotar até 2014. O grupo de elite da PM é equipado com armamento especial e comunicação por telefone celular global (por satélite).

As composições do Cotar terão ainda apoio de equipes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e de duas aeronaves da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) que já estão baseadas no interior do Estado.

A criação do Cotar é uma resposta do governo do Estado aos sucessivos assaltos a bancos no interior do estado. No dia 10 deste mês uma quadrilha fortemente armada abriu fogo contra o destacamento policial do município de Pentecoste e praticamente pôs abaixo a agência do Banco do Brasil daquela cidade utilizando explosivos. No dia 03 dois bandidos, armados com escopetas, assaltaram a casa lotérica de Tejuçuoca. Pelo menos dez assaltos a mão armada já foram registrados contra instituições financeiras neste ano em cidades do interior do Ceará.

Uma aeronave do Ciopaer vem realizando uma série de sobrevoos em cidades do Vale do Curu. Na última segunda-feira, dia 22, o apoio aéreo da Polícia Militar fez operações de prevenção ao crime nas cidades de Pentecoste e Tejuçuoca. Nesta terça-feira o helicóptero da PM fez sobrevoos em Itapajé.

Comentários