FACEBOOK: O que a polícia descobre sobre você quando intima seu Facebook.


Autoridades podem e vão conseguir informações pessoais online suas se quiserem .



Para pegar um criminoso, a polícia de Boston reuniu evidência digital, rastreando atividades online via email, mensagens postadas e contas em redes sociais

Tornou-se uma prática comum na polícia olhar as atividades online de pessoas sob investigação, mas quando as autoridades procuram as pessoas que têm aquela informação, o que exatamente elas descobrem?

O The Boston Phoenix tem uma grande matéria de capa sobre a investigação de homicídio do “assassino do Craigslist” Philip Markoff, que vale a leitura por si só, mas também inclui uma interessante informação secundária sobre o que acontece quando a polícia pede a uma rede social que entregue as informações que ela tem sobre você. Para conseguir pegar Markoff — que foi acusado de assassinar Julissa Brisman, e roubar duas outras mulheres depois de contratá-las para serviços eróticos no Craigslist — a polícia reuniu uma imensa quantidade de evidência digital, rastreando seus movimentos online via email, mensagens postadas e suas contas em redes sociais.

Como parte de sua história, o The Phoenix obteve inúmeros arquivos policiais através de um requerimento baseado no Ato da Liberdade de Informação e descobriu que os documentos do caso incluíam uma intimação ao Facebook pelas informações do perfil de Markoff e a resposta do site. Além das informações técnicas como login e IP, o Facebook forneceu à polícia de Boston impressões das postagens em murais de Markoff (tanto as de seu mural quanto quaisquer outras conversas que ele teve nos murais de outros usuários). Assim como cópias em papel das fotos que ele postou e fotos postadas por outras pessoas nas quais ele foi tagueado. Foi basicamente uma prestação de contas completa de toda atividade de Markoff no site.

Talvez o mais preocupante para pessoas que não estão atualmente sob investigação policial é que os documentos também incluíam uma lista completa dos nomes de usuários e nomes completos de todas as pessoas marcadas como amigas dele. Isso significa que se a polícia intimar o perfil de um criminoso e você for “amigo” dele, você está agora permanentemente conectada a ele. Isso significa que você pode ser acusado de manter relações com um criminoso conhecido?

Fonte:Notícias da PC

Comentários