Policiais militares voltam a protestar na Bahia


Eles cobram cumprimento do acordo feito ao final da greve no início deste ano.


Policiais militares da Bahia voltaram a protestar nesta terça-feira (6), em Salvador. Eles se concentraram em frente à Assembleia Legislativa, onde ficaram acampados por duas semanas durante uma greve no início deste ano.

Eles cobram o cumprimento do acordo feito na época da greve com o governador Jaques Wagner (PT) e vão acompanhar uma votação no plenário sobre o pagamento de gratificações prometidas aos policiais. A reunião acontece nesta tarde e deve contar com reforço na segurança para que não haja confronto entre os policiais e os políticos.

O projeto prevê o pagamento de 6,5% de reajuste, retroativo a 1º de janeiro - comum a todo o funcionalismo baiano -; o depósito da GAP (Gratificação por Atividade Policial do nível 4) em duas parcelas, a primeira (70%) em novembro e a segunda em abril; e o pagamento da GAP 5 também em duas parcelas, a primeira em 2014 e a segunda em 2015.

Com o reajuste e o depósito das gratificações, os salários dos policiais serão elevados em 37%, de acordo com cálculos do governo.

Apenas este ano, segundo a Secretaria de Administração, o impacto da incorporação da GAP 4 no orçamento será de R$ 186 milhões. Ao fim dos pagamentos das gratificações, o custo aos cofres públicos terá sido de R$ 551 milhões.

Fonte: Site do Deputado Capitão Assumção

Comentários