MT: Sesp discute nível de funcionalidade do Centro de Comando e Controle

Assessoria/Sesp-MT


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) reuniu nesta quarta-feira (28.03) com representantes das empresas IAI-Israel e Digitro, responsáveis pela implantação e treinamento técnico do Centro de Comando de Controle (CCC), para debater sobre o nível de funcionalidade do sistema, que tem como objetivo coordenar as ocorrências que envolvam mais de uma instituição de segurança.

Durante a reunião, realizada na sala da Secretaria Adjunta de Segurança Pública, foram discutidos assuntos como a realização de um workshop, que deverá ter como propósito esclarecer o sistema e sua funcionalidade.

"Temos que avançar no processo de estruturação e adequação do sistema diante da nossa realidade, o que significa criar mecanismos para que possamos trabalhar com equipe técnica, ferramenta, dados e produtos que a gente tem", explicou o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Conforme Bustamente, o processo de implantação e adequação do CCC teve início a seis meses e foi testado durante o Carnaval deste ano. "A ideia é que esse sistema de segurança auxilie o comando, a autoridade da esfera de segurança a tomar decisões de maneira mais rápida e segura, quando houver uma situação em que estejam envolvidas mais de uma instituição de segurança", pontou.

Segundo o secretário adjunto, as empresas responsáveis pela implantação e capacitação técnica deverão, nos próximos meses, avançar no processo de adequação do sistema. "A meta é que durante a visita do Papa Bento 16, em Cuiabá, que está prevista para junho deste ano, nós possamos empregar esse sistema de maneira mais integrada", disse Bustamente.

Conforme o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Gerson Vinícius Pereira, dentre as etapas de implantação do sistema foram realizadas visitas técnicas executadas pelas empresas, capacitação e treinamento operacional e adequações técnicas dos equipamentos e dados regionais.

Comentários