MT: Polícia Militar capacita policiais do Bope para desarme de explosivos

Assessoria / PM-MT

A Polícia Militar de Mato Grosso capacita policiais do Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para o desarme de explosivos. Participam do ‘Estágio de Explosivista Policial’ nove militares da unidade e outros dois da Polícia Federal (PF).

Conforme o comandante do Bope, major Jonildo José de Assis, o estágio tem por objetivo preparar de formar técnica um número maior de policiais para o trabalho envolvendo explosivos.

“Atualmente o Bope tem sido acionado por diversas vezes para a desativação de explosivos, nas ocorrências de explosão a caixas eletrônicos. O risco que o policial corre é muito grande, por isso a necessidade de capacitarmos cada vez mais os nossos profissionais no que se refere a esse tipo de atuação”, explica major Assis.
De acordo com o capitão Fabiano Pessoa, que é técnico explosivista capacitado na Colombia, lidar com explosivo é um risco imenso. “Não há distinção quanto ao tipo de explosivo, o perigo é o mesmo, pois em qualquer tipo de composição material, o resultado no momento da explosão é praticamente o mesmo, estão presentes os efeitos de sobre pressão, calor, onda de choque e fragmentação”, pontua.

O estágio do Bope teve início no último dia 14 e encerra na próxima sexta-feira (30.03), com a certificação aos 11 participantes. Ao todo serão 180 horas de aulas teóricas e práticas, dentre elas, Instrução prática com equipamentos de contra-medida para desativação de explosivos, que foi realizada nesta terça-feira (27.03), na sede do Bope.

Posteriormente, explica o capitão, os policiais farão uma complementação prática do estágio, em parceria com o esquadrão anti-bomba da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), entre os dias 16 e 20 de abril.

PARCERIA

As aulas foram ministradas em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro e Polícia Federal. Segue abaixo as disciplinas e seus respectivos órgãos instrutores.

Inteligência de Estado e Contra-terrorismo – Abin

Produtos controlados – Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Artefatos explosivos industriais – Exército Brasileiro

Perícia em local de explosão – Politec

Equipamentos de contra-medida para desativação de artefatos explosivos – Polícia Federal.

Comentários