MT: Integração entre Estado e Governo Federal na segurança pública e inteligência será fortalecida

Redação/Secom-MT

 

Para fortalecer os trabalhos integrados entre Estado e Governo Federal na área de segurança e inteligência, o vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro, recebeu, nesta segunda-feira (26.03), uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). O encontro aconteceu no Gabinete de Governo e também contou com a participação de representantes da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Um dos objetivos do encontro é dar início aos protocolos para que se possa efetivar a integração dos trabalhos entre Estado e Governo Federal. “A determinação do governador Silval Barbosa é fortalecer essa parceria. Temos demandas de ordem social no Estado, mas temos especialmente a demanda da fronteira, que é um caso muito sério não só para Mato Grosso, como também para todo o País”, destaca o vice-governador.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, também participou da reunião e explica que essa integração já vem acontecendo e a meta do Governo Federal é fortalecer esse trabalho com todos os estados. A operação Ágata III, por exemplo, realizada em novembro de 2012, foi executada em parceria com a Segurança do Estado, que contribuiu tanto com efetivo, quanto com o sistema de inteligência.

“Foi criado um gabinete integrado para a operação, o qual contou com equipes da Abin, das polícias Federal e Rodoviária Federal, além das polícias Militar e Judiciária Civil. Esse plano piloto foi muito positivo, ajudou muito na operação”, frisou o secretário.

A integração dos trabalhos deve ser intensificada inclusive para a Copa do Mundo de 2014. Para isso, estudos já realizados por órgãos de segurança do Governo Federal estão sendo utilizados como base para os trabalhos da Secretária de Estado de Segurança (Sesp), a qual já recebeu R$ 4,5 milhões da União para a estrutura de inteligência na fronteira e deve receber mais R$ 3 milhões, sendo a maior parte do dinheiro para este fim.

A integração deve ficar ainda mais afinada com o Centro de Comando e Controle de Pontes e Lacerda. O centro de comando de Cáceres, explica o secretário, integra as Forças Estaduais, mas a previsão e integrar as Forças Federais também, como o Exército e a Polícia Federal, fortalecendo a comunicação por toda a fronteira do Estado.

A comitiva da GSI/PR que visitou Mato Grosso é composta pelo secretário-executivo do GSI/PR, General Antonio Sérgio Geromel; o secretário Adjunto de Acompanhamento e Estudos Intitucionais do GSI/PR, General Rubem Peixoto Alexandre; o delegado da Polícia Federal Carlos Rogério Ferreira Cota; além de oficiais da Abin.

Comentários