VTR EUA: Não basta ouvir, agora você também vai sentir as sirenes


Não basta ouvir, agora você também vai sentir as sirenes

Nova tecnologia em implantação nas viaturas policiais dos Estados Unidos emite sons de baixa frequência, capazes de serem sentidos a mais de 50 metros de distância.

magine uma situação na qual você está dirigindo com o som alto, fones de ouvido, falando ao celular (embora isso não seja legal) ou com o ar condicionado no máximo e não escute as sirenes de uma viatura querendo abrir caminho até que ela já esteja grudada no seu carro. Para contornar o problema, a polícia de Nova York está implantando uma tecnologia chamada “The Rumbler”.

Não que as sirenes já não sejam altas o suficiente, mas agora, além do barulho, elas emitem sons de baixa frequência responsáveis por “chacoalhar” o veículo e o motorista, fazendo com que elas sejam literalmente sentidas. De acordo com os responsáveis, as vibrações podem ser notadas a uma distância de até 60 metros, mesmo com as janelas do carro fechadas.

Contudo, o novo sistema já está recebendo críticas. Isso porque, além de poder assustar os motoristas, as frequências não são direcionais e podem atingir janelas e casas de pessoas que estejam ao redor da rodovia por onde esteja passando o carro policial.

Fonte: Site TECMUNDO.com.br

Comentários