MT: Milhares de moradores continuam ilhados no Nortão do Mato Grosso



As fortes chuvas que caíram na segunda 16 e terça feira 17, somada a aterros mais baixos que muitas pontes da MT 208, estrada estadual de terra que liga três municípios no Norte de Mato Grosso, deixam pelo terceiro dia os moradores isolados. Centenas de veículos e pessoas ainda estavam ás margens da estrada impedidos de seguirem viajem nesta quarta-feira, 18.

A população das cidades de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e parte dos municípios de Apiacás e Paranaíta, cidades norte mato-grossense, estão impedidos de chegarem a Alta Floresta, cidade pólo da região e única ligação com o resto do País.

Caminhões, veículos utilitários e ônibus estão parados as margens da estrada. O ônibus que realiza a linha intermunicipal de passageiros entre Alta Floresta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes no horário de meio dia, deveria ter chegado ontem 17 as 19h00min em Nova Bandeirantes, ainda esta na estrada. Mulheres, crianças, idosos e outros passageiros sofrem as margens da MT 208 em ônibus sem banheiro e água.

As águas das chuvas não baixaram no primeiro ponto de isolamento que ocorreu a 135 quilômetros de Alta Floresta, cidade que possui o hospital regional, responsável por atendimentos de pacientes de toda a região, que não conseguem por terra chegar ao socorro.

Se as águas baixarem, provavelmente nos quatro pontos formarão atoleiros novamente isolando a os municípios. Mesmo que os atoleiros vindouros sejam vencidos, dificilmente se chegara à Nova Bandeirantes, cidade com mais de 11 mil moradores, pois, ocorreram na parte da estrada que corta o município a queda de pontes de madeira levadas pelas águas, segundo informações de populares isolados.

Outros quatro córregos que cortam a estrada estadual trasbordaram cobrindo o leito da MT 208 com uma lamina de água superior a um metro e meio de altura e mais de 50 metros de largura sobre a estrada de chão batido. Existe risco de formarem outros pontos de alagamentos na estrada, caso as chuvas continuem com a mesma intensidade. Moradores da área rural dos municípios de Paranaíta, Carlinda e outros da região também sofrem com isolamentos por causa das chuvas. Inúmeros moradores dos municípios de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde estão em Alta Floresta impedidos de retornarem aos seus lares.

Fonte: Luiz Bacanelo - de Nova Bandeirantes

Comentários