MT: Contra a violência, PM quer bar fechado a partir de 23h


Corporação mapeia bairros mais violentos de Várzea Grande; medida visa também combater tráfico de drogas



Para conter o aumento nos índices de criminalidade em Várzea Grande, o Comando Regional da Polícia Militar local propôs criar uma espécie de "Lei Seca", nos aos bares e casas noturnas da cidade. 

A idéia partiu do comandante regional, tenente-coronel Wilkerson Felizardo Sandes, que se baseou em experiências realizadas na cidade de Diadema (SP) e em Bogotá, capital da Colômbia, onde a restrição da venda de bebida alcoólica diminuiu consideravelmente o índice de violência. 

A proposta da "Lei Seca" é fechar bares e restaurantes a partir das 23h, na Cidade Industrial. 

A PM está mapeando os bairros mais violentos de Várzea Grande. Se a proposta se transformar em lei, bares e lanchonetes terão que fechar as portas das 23h às 6h. 

"Na prática, é o fechamento, sim, de estabelecimentos, principalmente aqueles que estão operando apenas com a venda de bebidas alcoólicas. Além disso, muitos locais funcionam como ponto de distribuição de drogas", explicou o comandante.

Dados da Polícia mostram que 50% dos homicídios -  62 de um total de 124 - registrados em 2011 ocorreram em bares, lanchonetes ou em imediações de locais onde havia venda e consumo de bebidas alcoólicas. 

Violência crescente 

O Mapa da Violência de 2010, divulgado no último dia (14) pelo Instituto Sangari, com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, mostra que, enquanto a taxa de homicídios caía em Cuiabá na última década, em Várzea Grande ela caminhava em direção oposta.

Na Cidade Industrial, segunda maior cidade do Estado, com 252,5 mil habitantes, as taxas passaram de 39 para 55,4 homicídios em 100 mil, ultrapassando em níveis de violência, inclusive, na Capital. 

O fato é que, além do acréscimo das mortes, Várzea Grande compõem ainda a lista dos 200 municípios que mais apresentaram registros de homicídio, entre os anos 2008 e 2010.

fonte: Site Midia News

Comentários