MAIORIDADE PENAL JÁ! Menor latrocida ganha liberdade por falta de vaga em socieducativo


Já está solto por falta de vaga no sistema “socioeducativo” de Mato Grosso, o adolescente W.X.N,17, réu confesso do assassinato de um idoso de 68 anos para roubar R$ 320 da aposentadoria. O crime brutal ocorreu em Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá) no dia 1º de dezembro e a Polícia Civil esclareceu o caso no dia 6 quando o menor foi detido após ter confessado de forma fria que “não estava arrependido” e disse ao delegado Rodrigo Bastos, “que se tivesse que matar, mataria de novo sem problemas”. W.X. ficou detido na delegacia de Poconé por 5 dias e acabou liberado na tarde desta segunda-feira (12) por determinação do juiz Cássio Luiz Furim.

A vítima, o aposentado Silvando Joaquim de Souza, foi morto a pauladas dentro de sua própria casa, no assentamento Carrijo, a 65 quilômetros de Poconé. O motivo, para roubar a aposentadoria da vítima, informou a Delegacia da Polícia Civil da cidade quando esclareceu o crime na tarde de terça-feira (06), dia em que o menor latrocida foi apreendido. Entretanto, o mandado judicial para que ele permanecesse na delegacia era de apenas 5 dias conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Expedido na terça-feira (06) o mandado expirou no domingo (11).

Sem conseguir vaga no Centro de Ressocialização da Capital, no Complexo do Pomeri, que está interditado desde o início de novembro, o juiz de Poconé, Cássio Luiz expediu um alvará de soltura para o menor que foi posto em liberdade na tarde desta segunda-feira. Delegado da cidade, Rodrigo Bastos informou que audiência onde será decidida as “medidas socioeducativas” para W.X.N, está marcada para próxima quinta-feira (15). “Nossa parte, foi feita, investigamos, chegamos ao autor do crime e entregamos para a Justiça, que agora por falta de vaga para manter o menor apreendido e longe das ruas, acabou liberando o adolescente réu confesso”, informou ao GD o delegado Rodrigo Bastos.

A juíza Ester Belém Nunes Dias, substituta na vara única de Poconé estava cuidando do caso e tentando, durante o final de semana, uma vaga para transferir o menor para Pomeri. Como não foi possível, o juiz titular da vara retornou e assumiu o caso expedindo a ordem de soltura do acusado. A unidade está parcialmente interditada por decisão da juíza da Primeira Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos. Ela determinou a remoção imediata de todos os adolescentes que estavam no bloco antigo da unidade, além da proibição de entrada de qualquer infrator que não fosse de Cuiabá.

O caso:

O adolescente W.X.N., trabalhava no sítio tirando leite de vacas e resolveu matar o idoso com golpes de pedaço de madeira, na cabeça depois de roubar R$ 320, dinheiro da aposentadoria que a vítima havia retirado do banco no dia anterior a sua morte.

Ele morava com os pais ao lado do sítio que vítima cuidava como caseiro e pertence ao seu cunhado. De acordo com o delegado Rodrigo Bastos, o menor foi apreendido, teve o pedido de internação representado e aguardava a decretação da Justiça. Ele vai responder ato infracional de latrocínio (roubo seguido de morte).

Fonte: Site O DocumentoMT

Comentários