PM-MT: Corporação quer ampliar estrutura do Batalhão de Trânsito em 2012



O comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias, vai ampliar a estrutura do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), a partir do primeiro semestre de 2012.

A intenção é a qualidade dos serviços prestados no setor de segurança no trânsito, especialmente em Cuiabá, durante os trabalhos que garantirão a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

“Em razão das obras de mobilidade urbana, Cuiabá vai necessitar ainda mais dos serviços de fiscalização e orientação nas vias da cidade. Por isso, pretendemos melhorar a estrutura logística e humana da unidade, fundamental para a garantia de um trânsito mais fluente e seguro”, disse Farias, durante a formatura da primeira turma do curso de motociclistas realizado pela PM, por meio do BPMTran.

A solenidade aconteceu na sexta-feira (14), no quartel do comando-geral da PM na Capital. Formaram-se 39 profissionais, 40 da Polícia Militar; cinco da Guarda Municipal de Cuiabá; dois da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e dois e do Exército Brasileiro.

De acordo com o comandante do BPMTran, tenente-coronel Wilson Batista, o curso faz parte do processo de capacitação dos profissionais da segurança pública que atuarão durante a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá Cuiabá como uma das cidades-sede do evento.

Com a conclusão do curso, os profissionais participantes estão certificados de capacidade técnica para atuar nas ações de escoltas de autoridades, presos e delegações e, também, nas atuações de fiscalizações de trânsito urbano. 

Conforme Batista, com o uso de motocicletas, os profissionais de segurança pública poderão oferecer um atendimento mais rápido em casos de acidentes de trânsito, por exemplo, dentre outras situações que necessitem maior agilidade e rapidez de atendimento feito por um agente de segurança. 

Mãe de um dos formandos, a dona-de-casa, Maria Auxiliadora Gomes de Souza, de 57 anos, considerou a iniciativa da Polícia Militar de capacitar seus profissionais e estender esse trabalho às demais instituições de segurança pública fundamental para a segurança da população.

“É uma oportunidade boa para treiná-los e melhorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade”, disse. Durante a solenidade houve a entrega de certificados aos participantes do curso, de mimos aos instrutores e homenagens aos que permitiram a realização do curso. O comandante do BPMTran, agradeceu a confiança e a colaboração de todos, inclusive da Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM e dos demais parceiros do curso.Além do coronel Farias, estiveram presentes demais autoridades militares, representantes do Governo do Estado e familiares dos formandos. 

CURSO 

Foram quatro semanas de orientações teóricas e práticas, totalizando 172 horas/aula, ministradas por profissionais da própria Polícia Militar e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e da Honda – Moto Raça, que foram as instituições que contribuíram para a realização do curso. 

Durante as aulas, os participantes adquiriram conhecimento sobre legislação de trânsito; mecânica de motocicletas; policiamento com motocicletas e manual de Procedimento Operacional Padrão (POP); técnicas avançadas de pilotagem; gerenciamento de crise; escolta com motocicletas; formação e deslocamento com motocicletas.

Ao final do curso ocorreu o estágio supervisionado, no qual os alunos puderam colocar em prática o que foi repassado em sala de aula. 

Fonte: Site Hiper Notícias/MT

Comentários