PLANO NACIONAL DE FRONTEIRAS: Prevê duplicar o número de agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atua nas fronteiras

Reunião com a presença de Michel Temer e José Eduardo Cardozo - Foto de André Coelho


BRASÍLIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira que o plano nacional de fronteiras, em discussão no governo, prevê duplicar o número de agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atuam nessas regiões, especialmente em 30 pontos considerados vulneráveis. Ele participou de reunião sobre o tema com o vice-presidente Michel Temer, que exerce a função de presidente em exercício, por causa da viagem da presidente Dilma Rousseff ao exterior.

Cardozo não revelou o número de policiais a mais que serão incorporados, alegando motivos de segurança. Mas afirmou, sem adiantar datas, que haverá concursos para a PF.

- O que eu posso dizer é que vamos duplicar o efetivo - disse Cardozo. 

Na semana que vem, segundo o ministro, deverão ser divulgados resultados das Operações Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça e que vigia em caráter permanente as fronteiras do país, e das Operações Ágata 1 e 2, que são temporárias e conduzidas pelas Forças Armadas. Ele afirmou que o saldo das operações é significativo, em comparação com o período anterior ao reforço na vigilância das fronteiras com os demais vizinhos da América do Sul.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, anunciou a preparação de um plano social e econômico para intensificar a ocupação das áreas de fronteira, entre elas na Amazônia. A ideia é que as ações de repressão sejam acompanhadas de projetos para fixar a população, garantindo o acesso a serviços públicos de educação e saúde. Ele disse que haverá medidas novas em relação às políticas atuais, mas não revelou o que será feito.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/04/plano-nacional-de-fronteiras-vai-duplicar-efetivo-policial-diz-cardozo-925502282.asp#ixzz1ZsHKoSLL
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Comentários