MT: Índios invadem fazenda, fazem reféns e levam 600 vacas

Fazendeiros ameaçam reagir contra a invasão: clima é tenso na cidade de Confresa



Um grupo formado por, pelo menos, 20 índios invadiu duas fazendas, instaladas dentro da Terra Indígena Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá). Na invasão, os índios da etnia tapirapé recolheram 600 cabeças de gado e as levaram para a aldeia. 

Os índios também são contrários à construção da Usina Hidrelétrica São Manuel, no Rio Telles Pires. A usina terá capacidade para geração de 700 megawatts de energia.

O "sequestro" das vacas seria um protesto dos índios, que estão em briga judicial para a retirada dos fazendeiros de dentro da terra indígena. A invasão foi no final da tarde de terça-feira (18). Fazendeiros alegam que vivem no local desde antes da demarcação indígena e se negam a abandonar as terras. 

Os fazendeiros procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência, comunicando a invasão e a retirada do gado. 

Segundo a denúncia, funcionários das fazendas foram feitos reféns, enquanto os índios apartavam a gado. Como se trata de conflito envolvendo disputa de uma questão indígena, o delegado entendeu que a apuração seria uma tarefa da Polícia Federal. 

Além disso, cinco técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dois engenheiros da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foram impedidos de sair da fazenda, durante a ação. Dorimar Cardoso, Wanderson Pires da Cruz, Raimundo Pereira Lima e Simar denunciaram abuso por parte dos índios. 

A Polícia Federal informou que enviou uma equipe de policiais para conter a situação. Duas equipes da Polícia Militar de Confresa fazem policiamento preventivo na aldeia e temem a revolta dos fazendeiros. 

A Funai informou que possui uma decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo de demarcação de terra na área indígena, onde estão instalados os fazendeiros. 

A Terra Indígena de Urubu Branco  tem 167 mil hectares e fica localizada em Confresa. Cerca de 130 famílias de fazendeiros ocupam o local.

Fonte: Site Midia News/MT

Comentários