MT: Federal faz operação de combate ao contrabando (Operação Hernandárias)

Segundo a PF, organização comercializa cigarros e medicamentos ilegais em MT



A Polícia Federal em Mato Grosso deflagra, nesta quinta-feira (20), a Operação Hernandárias, de combate ao contrabando de cigarros, medicamentos e outras mercadorias com entrada irregular no Brasil.

As investigações, iniciadas em 2010, apontaram a existência de uma grande organização criminosa, com três núcleos, cada um com um líder. 

Por meio dos serviços de Inteligência, troca de informações com outros órgãos de controle e forças policiais, juntaram-se informações suficientes para apontar a ligação entre esses núcleos.

Durante o processo investigatório, foram lavrados 11 autos de prisão em flagrante, sendo sete pela Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis e quatro pela Superintendência Regional em Mato Grosso.

Neste período, 20 pessoas foram presas pela prática de crimes de contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes e importação ilegal de remédios. Nestas ações foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 4 milhões. 

Além da apreensão de mercadorias, a Receita Federal lançou tributos e multas que alcançaram cerca de R$ 8,5 milhões.

O principal produto contrabandeado pelos grupos é o cigarro, que é revendido em diversos municípios do Estado.

Foram expedidos oito mandados de prisão temporária, 22 de busca e apreensão em residências e locais de comércio, além de 11 mandados de condução coercitiva para interrogatório, onde a pessoa é ordenada judicialmente a acompanhar os policiais e prestar depoimento.

A ação foi batizada como “Operação Hernandárias” em referência à província do Paraguai, onde se concentram os maiores fabricantes de cigarros que são introduzidos ilegalmente no Brasil.

Fonte: Midia News/MT

Comentários