MT: Campanha do Desarmamento 2011 será lançada em Mato Grosso

A Campanha do Desarmamento 2011 será lançada em Mato Grosso nesta segunda-feira (17) pela secretaria de estado de Segurança Pública (Sesp). Serão 17 municípios com unidades de segurança credenciadas para o recebimento de armas de fogo.

As armas poderão ser entregues nas delegacias e comandos regionais das polícias Civil e Militar nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Dia-mantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

Lançada pelo Governo Federal no dia 6 de maio deste ano, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 já recolheu 25 mil armas. Cerca de 6,5 mil delas são consideradas de grande porte, como escopetas, metralhadoras e fuzis, conforme informações do Ministério da Justiça.

A iniciativa deste ano traz quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização imediata do artefato; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.

Em cada um dos postos terá pelo menos dois policiais cadastrados para atuar no recebimento da arma. O cidadão receberá no ato da entrega voluntária da arma um protocolo, gerado pelo sistema 'Desarma', da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O valor do reembolso varia entre R$100 e R$300 reais por cada arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. A etapa estadual contém outras mudanças como a identificação do possuidor, que passa a ser opcional, a e indenização, que deixará de ser feita para as armas artesanais. Outras informações podem ser obtidas no site da Campanha do Desarmamento.

Fonte: Primeira Hora/MT

Comentários