TURMA DO CANGAÇO EM MT: Cidades pequenas de MT com segurança pública deficiente são alvos fáceis.


Em 2011 são 24 unidades Bancárias assaltadas em cidades de Mato Grosso até o momento com os mesmos modus operandis, cuja estratégia dos bandidos consiste em alvejar cidades com menos de 50 mil habitantes, contrariando a lógica utilizada pela Segurança Pública que prioriza e direciona mais investimentos, para cidades de maior porte deixando as pequenas a mercê de assaltos classificados pelo Comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar,  major Pereira como "ações terroristas".

Em Juara, por exemplo, é uma cidade com 33 mil habitantes e o efetivo da PM até semana passada era composto de 18 soldados, tendo recebido no último dia 12, mais 18 recém-formados novatos soldados totalizando 36 no Município, no entanto, seriam necessários 80 soldados e ao mesmo tempo, mais estrutura de armamento, viaturas, tecnologia, treinamentos para um trabalho eficiente, conforme informações do Major Pereira Comandante do 21º BPM de Juara, que há tempos vem solicitando as condições para tirar a PM de Juara do "sucateamento" como denominou, que sofreu anos atrás e que agora precisa ser rapidamente recuperada.

Com o atual desenvolvimento tecnológico que a era digital proporciona ao homem, o uso de chips para localização através de GPS, câmeras de vigilância, entre outros, poderiam estar a serviço de qualquer cidade inibindo e combatendo com eficiência as ações de assaltantes que são criteriosamente planejadas, mas infelizmente essa realidade parece utópica, especialmente se a cidade tiver menos de 50 mil habitantes, que hoje é alvo preferido dos bandidos.

Major Pereira  informou que esta protocolada o pedido de implantação de 12 câmeras de vigilância, e que tal projeto caberia apenas em cidade com habitantes acima de 50 mil, de acordo com a estratégia da Segurança Pública do Estado, mas conseguiu mostrar a necessidade de Juara e então esse projeto está na fila aguardando liberação.

Em MT algumas das cidades alvo desses assaltantes nesse ano foi Nova Mutum com cerca de 30 mil habitantes, Campo Novo do Parecis com 24 mil habitantes(assaltada duas vezes), Sorriso com 35 mil habitantes, Nova Bandeirantes com 13 mil habitantes, Paranatinga com 30 mil habitantes, Tabaporã com 10 mil habitantes, Tapurah com 9 mil habitantes, enfim, assaltantes que utilizam mão-de-obra especializada e estratégia óbvia: quanto menos policiais, menos segurança, portanto mais fácil assaltar sem grandes riscos.

As cidades pequenas do Estado de MT tem-se revelado a "galinha dos ovos de ouro" da bandidagem, graças a política de distribuição de investimentos no setor de Segurança Pública.

Segundo Major Pereira, esses assaltantes são pessoas qualificadas no uso de artefatos explosivos, de veículos, no manejo de armas e bem coordenadas. "...para se organizar um assalto eles procuram regiões, locais onde tem um efetivo policial minúsculo, que tem uma estrutura policial deficitária e locais onde tem meios pra fuga mais facilitados margem de cidade com zona de mata onde eles possam abandonar os veículos e queimar os veículos , saídas com pontes . Então eles fazem todo um levantamento estratégico estrutural para que possam realizar o assalto", disse Major Pereira em entrevista a Rádio Tucunaré.

Major Pereira informou que haverá em Juara, Aripuanã, Juína "células" de força tática da PM e que 20 homens serão treinados no CR-VIII para combate a esse tipo de crime entre outros investimentos importantes que a Secretaria de Segurança Pública anunciou. Na verdade será uma missão "heróica" dessa Secretaria que deverá correr contra o tempo para recuperar o atraso do setor há muito tempo instalado no Estado.

FONTE: Site 24 Horas News/MT.

Comentários