MT:'Papo Reto: Pó, pedra e pasta destroem sua vida' - MP lança campanha contra as drogas nesta sexta

'Papo Reto: Pó, pedra e pasta destroem sua vida'. Esse é o tema da campanha de combate às drogas que será lançada nesta sexta-feira (23.09), às 18h, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa e TV Centro América. O evento ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A iniciativa conta também com o apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público, Fundação Escola Superior do MP e agência Entrelinhas.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, a campanha faz parte do Programa 'Todos Contra as Drogas Ilícitas', instituído pelo Ministério Público Estadual. "A campanha é apenas um dos itens de um plano de ação que prevê a adoção de várias medidas voltadas para prevenção, repressão e tratamento aos usuários de drogas e seus familiares", ressaltou Ferra.

Segundo ele, a campanha foi dividida em três fases, sendo que a primeira será voltada para a sensibilização do usuário. "A campanha também terá como enfoque o traficante, a sociedade e o poder público que também têm a sua parcela de responsabilidade em relação à problemática", acrescentou o procurador-geral de Justiça.

Conforme Ferra, as ações previstas no programa 'Todos contra as drogas ilícitas' estão sendo coordenadas pelas Procuradorias Especializadas nas áreas Criminal, cidadania e Infância e Juventude. O plano de ação elaborado pelo MPE prevê a realização de articulação para criação da Fundação Estadual de Resistência às Drogas; implementação do Fundo Estadual Antidrogas; criação de conselhos antidrogas nos municípios; implantação de planos municipais sobre a criação de pronto atendimento interdisciplinar à criança e adolescente vítimas de drogas; ampliação dos serviços do CAPs nos municípios polos do Estado; e criação de unidades de saúde destinadas a usuários e dependentes de drogas.

O programa inclui ainda o desenvolvimento de ações voltadas para a adoção sistemática de indicadores nos processos relativos aos crimes de tráfico e posse de drogas para uso próprio. Foram estabelecidas também rotinas administrativas que irão contribuir para uma atuação mais eficaz dos membros da Instituição no que se refere à repressão ao tráfico de drogas. Consta no plano de ação, que algumas medidas terão caráter permanente e outras serão desenvolvidas em períodos pré-definidos.

Fonte: Site Midia News

Comentários