MT: Índice de violência diminui em Cuiabá, diz especialista

Consultor Rodrigo Pimentel afirma que fato é incomum, mas leva em conta dados da ONU.



Os índices de criminalidade em Mato Grosso estão diminuindo. Na visão da Organização das Nações Unidades (ONU), Cuiabá é uma cidade violenta, mas os números pesam a favor da capital de Mato Grosso.

As considerações são do comentarista de Segurança da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, ao fazer uma análise da Segurança Pública em Mato Grosso para o telejornal "Bom Dia, Mato Grosso", veiculado pela TV Centro América (Canal 4), na sexta-feira (9). 

O especialista analisou os dados da criminalidade no Estado e a percepção da falta de segurança, principalmente na Capital, no período de 10 anos. 

Ele explicou como se mede a violência urbana: "Existe uma única forma, que é através do número de homicídios. Não dá para se medir por roubo ou por furto, porque esses números não são notificados. A maioria das pessoas vítimas de roubo ou furto não procuram as delegacias".

Pimentel observou que a ONU leva em conta que uma cidade com mais de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes por ano é uma cidade violenta. Abaixo disso, a cidade está em um patamar recomendável. 

"Cuiabá, hoje, está com aproximadamente 37 homicídios para cada 100 mil habitantes por ano. Então, no entendimento da ONU, Cuiabá é uma cidade muito violenta", disse.

Ele lembrou que, há 10 anos, a cidade tinha 70 homicídios para 100 mil habitantes. Por isso, a violência em Cuiabá, mesmo com toda a sensação de medo, em função de uma onda de assalto a banco no interior, está diminuindo. 

Rodrigo Pimentel afirmou, também, que a diminuição não é algo muito comum. "Poucas capitais estão com os índices em queda ou estabilizados. Apesar do crescimento econômico, geração de emprego e do programa federal Bolsa Família, a violência está aumentando no País e em Cuiabá ela está caindo", destacou. 

No que se refere à sensação de falta de segurança, Pimentel explicou que violência urbana não é só um número frio, ela é o número aliada à percepção. "A percepção hoje para o morador de Mato Grosso é a percepção do medo quase sempre provocado por uma nova onda de roubos no Estado", afirmou.

Diagnóstico

Por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), neste sábado (10), o o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, disse que os comentários do especialista mostram o real diagnóstico em relação à criminalidade em Mato Grosso. 

"Realmente, Pimentel colocou bem a diminuição dos índices de homicídios em Cuiabá. Porém, Mato Grosso ainda tem um trabalho muito grande para desenvolver na questão da segurança pública, visando a diminuição dos índices e da violência, tendo em vista que o índice considerado razoável pela ONU seria na faixa de 10 para cada 100 mil habitantes. E isso é um trabalho que já começamos, até mesmo em razão da Copa do Mundo, para que tenhamos no Estado de Mato Grosso em 2014, uma situação bem melhor na segurança pública do que está agora", disse Curado. 

Bope e Tropa de Elite

Rodrigo Pimentel foi membro da Polícia Militar do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no Bope de 1995 a 2000. Em 1997, concedeu entrevista (disponível no YouTube) na qual relata com detalhes a sua experiência no Bope em operações no combate ao tráfico de drogas em morros no Rio de Janeiro e discorre a respeito da atividade policial especializada na capital. 

É pós-graduado em Sociologia Urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário Ônibus 174. 

Ex-integrante do Bope, hoje consultor de segurança, Pimentel entrou para a polícia com 18 anos. Seu primeiro contato com o cinema foi durante a produção de Notícias de uma Guerra Particular. 

Foi durante as filmagens do documentário Ônibus 174, sobre o sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, que Pimentel comentou seu interesse de fazer uma ficção sobre a polícia do Rio, baseados em relatos de amigos e na sua própria experiência no Bope. Nascia ali a idéia do Tropa de Elite.

Em 2005, com o roteiro do filme já em andamento, Pimentel escreveu o livro Elite da Tropa, em parceria com Luiz Eduardo Soares e André Batista.

Após muitos acharem que o personagem principal do filme Tropa de Elite, o Capitão Nascimento, é inspirado em si mesmo, Pimentel declarou que foi um personagem criado e totalmente fictício baseado em acontecimentos ocorridos com ele e com outros integrantes do Bope. 

Hoje, Rodrigo Pimentel é comentarista de Segurança da Rede Globo e faz participação no RJTV 1º edição e no Bom Dia Brasil.

Fonte: Site Midia News/MT

Comentários