Explosivo controlado pelo Exército é usado para arrombar caixas

Os assaltantes integrantes de quadrilhas especializadas em roubo a caixa eletrônico passaram a usar explosivos nas ações que somente o Exército Brasileiro concede autorização para o uso. Esse é um novo método de arrombamento que tem contribuído para o aumento do número de assaltos. Somente neste ano, segundo dados da Polícia Militar, houve 66 tentativas de roubo e, destas, 40 chegaram ser consumadas em Mato Grosso.

Conforme comandante regional da PM, coronel Zaquel Barbosa, os maçaricos foram substituídos por uma emulsão composta por substâncias químicas e admitiu que há uma deficiência na fiscalização da comercialização do produto regulado pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (Sfpc) do Exército. “Cabe ao Sfpc controlar a venda da substância química e apertar a fiscalização para evitar esses vazamentos, seja por pedreiras ou mineradoras ou por qualquer empresa de construção”, orientou.

saiba mais
Mato Grosso tem 87 bancos e caixas eletrônicos atacados em nove meses
Ladrões usam dinamite para explodir caixa eletrônico em Cuiabá
O delegado titular do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gcco), Flávio Stringuetta, afirmou está sendo investigado como os criminosos conseguiram ter acesso à emulsão. Ele acredita que o produto utilizado nas explosões de alguns caixas eletrônicos em Mato Grosso tenha sido roubado. “Estamos identificando se há explosivos diferentes. Além dessa emulsão, constatamos a existência de explosivos vegetais que estão sendo usados com frequência”, informou, ao frisar que a eficiência do explosivo vegetal é suficiente para lograr êxito na abertura do caixa eletrônico, sem causar maiores danos ao local.

Ainda segundo o delegado, até agora não foi verificado nenhum indício de que há empresas envolvidas nos assaltos. Lembra, porém, que em um caso ocorrido em São José do Rio Claro, distante 352 quilômetros da capital, uma empresa foi vítima de roubo qualificado.

Nesta semana houve duas tentativas de roubo em Cuiabá. Uma delas foi no equipamento localizado na Subprefeitura da região do Coxipó. Na ocasião, cinco pessoas chegaram de carro e utilizaram explosivos para arrombar o caixa. No entanto, não conseguiram levar o dinheiro. Ainda nesta semana os bandidos roubaram o caixa de um supermercado. Antes, eles desligaram o alarme, o circuito interno de câmeras e a central de energia elétrica do local. Além do caixa eletrônico, o forro e o piso do estabelecimento ficaram danificados após a explosão.

Fonte: Portal G1/MT

Comentários