Corregedoria existe para proteger o bom PM, diz Cel Camilo.

61º aniversário da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Investigar casos onde policiais são vítimas, assegurar a disciplina e apurar infrações cometidas pela corporação são apenas algumas das funções da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que completou seu 61º aniversário. Em comemoração, realizada na sede da Corregedoria na manhã de terça-feira (16), houve uma solenidade para entrega da Medalha Cinquentenário para civis e militares que contribuíram com a Corregedoria e com a Polícia Militar.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, agradeceu a corporação pelo trabalho desenvolvido que, segundo ele, é um serviço difícil e nem sempre entendido. Na maioria das vezes, é um trabalho anônimo, feito na calada da noite, não só para extirpar os que não deveriam estar na PM mas, principalmente, para proteger o bom policial militar".

Entre as 40 autoridades e policiais homenageados com a medalha definitiva, estavam o secretário-adjunto da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, o diretor da Corregedoria da Polícia Civil, Délio Marcos Montresor, o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Jorge Carlos Carrasco, e o diretor do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), Nelson Silveira Guimarães.. Todos receberam a medalha das mãos do coronel Camilo e do coronel Sérgio Luiz dos Santos, corregedor da Polícia Militar.

A Corregedoria da PM

Criada em 16 de agosto de 1950, a DPM - Delegacia de Polícia Militar, inicialmente subordinada ao Comando Geral, tinha as atribuições de instaurar sindicâncias, proceder investigações, policiamento preventivo e repressivo e cooperar na fiscalização da disciplina, entre outros.

A DPM, também conhecida como "boinas azuis", que fazem parte do uniforme, passou por modificações ao longo desses 61 anos. Hoje, está dividida em dois grandes departamentos, o Departamento Técnico e o Departamento Operacional, que é composto por uma divisão de Investigações constituída de quatro seções e uma de fiscalização ostensiva. Atualmente, a DPM conta com 617 policiais e 15 viaturas.

Amanda Claudino - Secretaria de Segurança Pública

Fonte: http://www.polmil.sp.gov.br/

Comentários