PM-MT: Polícia Militar recebe delegação de cinco Estados para troca de informações sobre a COPA/2014.

A Polícia Militar de Mato Grosso recebeu na manhã do dia 15.08.2011, na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), uma delegação composta por 12 policiais militares representantes dos Estados de São Paulo, Distrito Federal, Acre, Sergipe e Amazonas para discutir e compartilhar informações sobre tecnologia, programas e ações de suas respectivas instituições, especialmente sobre o que se tem feito para a estruturação para a realização da Copa do Mundo de 2014, já que três deles têm cidades sedes do evento. 

Durante a reunião, o corregedor Geral da PM, coronel Joelson Geraldo Sampaio, explanou sobre a atual situação da instituição, os principais problemas enfrentados no combate ao crime no Estado e sobre as ações que deverão ser implantadas e implementadas na Polícia Militar de Mato Grosso que possibilitarão a ampliação do efetivo e da capacidade operacional que serão empregados durante e após a realização da Copa do Mundo 2014, quando a capital do Estado, Cuiabá, será uma das cidades sedes do evento. 

Foi apresentado um cronograma de ações que deverão ser feitas até 2014 como, por exemplo, a reestruturação das unidades já existentes e criação de outras como, Grupamento Especial de Eventos, Regimento de Cavalaria e Companhia Independente de Operações com Cães. Outra questão apontada durante a apresentação foi sobre o relacionamento policial-público-cidadão durante a Copa do Mundo. 

Conforme o coronel, o policial militar deverá estar preparado para lidar com diversas situações que possam ocorrer em razão do evento. “O policial deverá ter noções de língua estrangeira e estar apto para prestar informações básicas a um turista. Há também a questão de condução de delegações. Para isso, deveremos ter policiais treinados e capacitados para atuar nessa situação. Outra questão é a possibilidade de ataques terroristas. Mesmo não sendo da nossa esfera, nossos policiais deverão ser treinados para atuar no reforço da segurança caso isso venha a ocorrer”, explicou Sampaio. 

Os representantes dos demais Estados também falaram sobre suas instituições e como são desenvolvidas atividades militares no combate ao crime. O chefe da delegação, o tenente coronel Audi Anastácio Felix (PM-SP), enfatizou que dos crimes mais comum em São Paulo tem sido os arrombamentos de caixas eletrônicos. “Esse crime era bastante praticado no nordeste e hoje temos constantes registros desse tipo de delito”, disse o tenente coronel. “Situação enfrentada pelo nosso estado também”, afirmou Sampaio. 

Segundo o chefe da delegação, o encontro foi bastante importante pelo fato de possibilitar aos comandantes e demais policiais participantes a troca de informações. “A reunião permitiu a todos receber e repassar informações sobre o know how, a tecnologia, as dificuldades e ações de combate ao crime em cada estado”, disse o tenente coronel. 

Além do coronel Sampaio e do tenente coronel Félix, estiveram presentes na reunião os comandantes do Comando Regional de Cuiabá (CR I), coronel Zaqueu Barbosa, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), o tenente coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o major Jonildo José de Assis, do Regimento de Cavalaria, o tenente coronel Alberto de Barros Neves e o adjunto do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), major Adnilson de Arruda.

Fonte: Site da Polícia Militar de Mato Grosso.

Comentários