PM, Bombeiros e Exército levam música nas praças do Estado pelo projeto 'Tocando em Frente - Retreta na Praça"


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (SEC), leva até a população de Mato Grosso o projeto “Tocando em frente – Retreta na Praça”. O projeto é executado pelas bandas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e conta com um repertório musical diversificado, com canções nacionais e internacionais como os hits “Missão Impossível” e Billie Jean”, que marcam presença durante a passagem das bandas nas praças e coretos do Estado. 

O projeto foi lançado no mês de maio deste ano pela SEC em parceria com as bandas da PM e BM levando à população o entretenimento de forma gratuita visando a integração do corpo musical das unidades de Segurança Pública com a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército e principalmente com a comunidade, garantindo um melhor relacionamento entre a polícia e população. 

O responsável pela banda da Polícia Militar, coronel PM Evandro Medeiros, coordenador de Comunicação da instituição, afirma que essa iniciativa aproxima a comunidade junto da polícia e da cultura. “O projeto é uma iniciativa muito boa, pois ocupa espaços nas praças (nos coretos) e aproxima a comunidade da música e também da polícia”, disse. 

A iniciativa de levar cultura à comunidade através da música instrumental, fazendo com que a população não perca o costume de algumas décadas atrás, quando as bandas se apresentavam em coretos e praças das cidades, é a motivação que o projeto causou à banda do Corpo de Bombeiros Militar. 

“Qualquer iniciativa que leva cultura para população mais carente é muito boa, também é importante colocar a farda junto à comunidade e trazê-la para perto da corporação”, afirma o coordenador de comunicação do CBM e responsável pelo corpo musical, major Hector Péricles de Castro. 

As apresentações das bandas musicais se dividem entre o projeto e as solicitações feitas em eventos sociais, bem como aniversários de cidades, congressos, delegações internacionais, festas de igrejas, formaturas de militares ou qualquer outro evento que a comunidade solicitar a presença do corpo musical. 

Segundo o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, o projeto "é uma forma saudável de entretenimento para a população mato-grossense”. 

O "Tocando em frente Retreta na Praça” se estende por 12 municípios do Estado realizando, ao todo, 17 concertos em praças públicas com as bandas do Exército, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Fonte: Site Olhar Direto

Comentários