"Uma cidade não ter delegado, não é nenhuma tragédia", diz Deputado Estadual do Piauí.

26ago11-pi-cidade-sem-delegado-2O deputado estadual Robert Rios Magalhães (PCdoB), ex-secretário de Segurança Pública do Piauí, disse hoje (25), durante sessão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que "uma cidade não ter delegado não é nenhuma tragédia". Ele afirmou que o delegado só vai agir depois que o crime ocorre pois, segundo ele, quem evita o crime é a Polícia Militar e não a Civil, da qual o delegado faz parte.

As declarações de Robert Rios foram dadas enquanto o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) fazia pronunciamento na Tribuna cobrando a nomeação de 40 delegados que já fizeram o curso de formação e há um ano aguardam serem chamados pelo Governo do Estado. O tucano havia denunciado que o Governo tinha nomeado agentes de polícia civil para atuarem como delegados, em vez de chamar os aprovados em concurso.

Foi quando Robert Rios reagiu. "Todos os agentes de polícia e policiais militares que exerciam ilegalmente a função de delegado foram exonerados por mim, quando era secretário. A própria Justiça havia determinado isso", contou o parlamentar.

Robert Rios ressaltou que considera importante a presença de delegado em cada município, mas ressalta que não é a presença dele que vai trazer mais segurança à população. "O delegado tem competência para presidir inquéritos, mas quem evita o crime é a Polícia Militar, quando faz o policiamento ostensivo", explicou o deputado.

Luciano Nunes afirmou ainda que quase 200 municípios do Estado não possuem delegados, o que vem causando indignação da população. "As pessoas estão se sentindo inseguras com a falta de uma autoridade policial capacitada para oferecer serviços de segurança. Os prefeitos piauienses, apesar de não serem responsáveis pela segurança pública, são cobrados pela falta de delegados em suas cidades", disse.

O deputado encerrou seu pronunciamento apelando ao Governo do Estado a nomeação dos delegados concursados para atender a demanda dos municípios piauienses. " O ideal seria ter um delegado em cada um dos 224 municípios piauienses. Sabemos que isso não é possível, mas reivindicamos ao governador que pelo menos os maiores municípios ou os que apresentarem demanda tenham um delegado em seus quadros policiais", finalizou.

Fonte: Portal O Dia/PI
Créditos: Site Delegados.com

Comentários