MATO GROSSO: Exército, Força Nacional e Polícia Federal começam operação no Norte.

Força-tarefa batizada de Arco Verde foi criada em 2008 e tem meta de acabar com as queimadas, desmate ilegal e reprimir ações de garimpeiros no Norte de Mato Grosso.


Ao menos 100 homens da Força Nacional de Segurança e do Exército estão na cidade de Nova Bandeirantes (cerca de 1.020km de Cuiabá) em mais uma ação da operação Arco Verde, que visa combater o desmatamento, corte ilegal de madeira, queimadas e outros crimes ambientais na região norte de Mato Grosso.

Além da Força Nacional e Exército, foram enviados para Nova Bandeirantes agentes do Ibama e Polícia Federal, totalizando cerca de 150 homens para operação, que começou na segunda-feira (15).

Nova Bandeirantes tem pouco mais de 12 mil habitantes entre zona rural e urbana. Moradores foram avisados da operação através de panfletos distribuídos pelo Exército. Num dos trechos do comunicado consta "Apoie o seu Exército, não interfira nas ações da tropa".

De acordo com o sargento Nataniel Freitas, do 5º Pelotão da Polícia Militar, estão na cidade cerca de 150 homens, que se alojaram no ginásio de esportes. “Eles evitam falar da operação, saem cedo e voltam à tarde. Nos panfletos distribuídos na cidade, eles pedem apoio da população dizendo que se trata de uma ação social”, comenta do sargento.

Além da ação preventiva em questões como o desmatamento e queimadas na região norte de Mato Grosso, a operação também vai atuar na fiscalização de regiões de garimpo, em cidades como Apiacás, localizada a 120 km de Nova Bandeirantes.

ARCO VERDE

A operação Arco Verde teve início no primeiro semestre de 2008 como complemento ao Plano Amazônia Sustentável (PAS). O objetivo é levar atividades agropecuárias e florestais às regiões que registram maior índice de crimes contra o meio ambiente. 

Fonte: Site Hiper Notícias/MT

Comentários