FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: Reunião busca integração, desenvolvimento e fortalecimento na Faixa de Fronteira do Estado .


Faixa de fronteira no Estado de Mato Grosso. Esse foi o assunto discutido nessa terça-feira (23.08), na Sala de Reunião Garcia, no Palácio Paiaguás, com a finalidade de estabelecer estratégias para integrar, desenvolver e fortalecer os municípios da faixa fronteira no Estado. A reunião foi conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, com participação da assessora técnica do Ministério da Integração Nacional, do Governo Federal, Suzana Dias Rabelo de Oliveira, e representantes de Secretarias de Estado. 

Segundo Lacerda, algumas questões na fronteira do Estado são pontuais e precisam ser tratadas de forma objetiva. “Não temos mais tempo para esperar. Precisamos montar um projeto de curto, médio e longo prazo”, disse o secretário, enfatizando que o Governo do Estado criou o Comitê Estadual de Desenvolvimento e Integração das Políticas na faixa de fronteira para determinar critérios contextualizados de ações definidas pelas políticas nacionais e estaduais de desenvolvimento regional, voltadas para a fronteira. 

O secretário destacou ainda que o plano estadual ‘Mato Grosso Sem Miséria’ beneficiará a faixa de fronteira do Estado levando desenvolvimento, melhor qualidade de vida, atividade regular e ajudará no combate às drogas. O Governo do Estado criou recentemente o Comitê Gestor Permanente do Plano Mato Grosso Sem Miséria, com a finalidade de promover ações de elevação de renda e de bem-estar da população em situação de extrema pobreza. 

Além disso, José Lacerda pontuou que o Estado tem procurado o Governo da Bolívia em busca de integração com o país vizinho. “Temos conversado com o governo boliviano sobre a trafegabilidade no território brasileiro, aduana e segurança na fronteira”, disse o secretário, que inclusive na última quarta-feira (17.08), participou de uma reunião, em Cáceres, com representantes do governo boliviano. 

Para o secretário-chefe da Casa Civil, é fundamental a integração do trabalho na fronteira do Estado junto ao Ministério da Integração Nacional. “Não vamos conseguir resultado, se não tivermos o apoio do Ministério”, declarou. 

A assessora técnica do Ministério da Integração Nacional, Suzana Oliveira, pontuou que o órgão vai apoiar o Estado nas ações do Comitê de Fronteira de Mato Grosso. “Este é um caminho desafiador, trabalhoso, porém me sinto com o compromisso com o Estado de Mato Grosso para concretizar as ações previstas para a fronteira”, disse Oliveira. 

PRESENÇAS 

Também participaram da reunião, o secretário adjunto da Casa Civil, Jilson Francisco da Silva; o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan); Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf); Turismo (Setur); Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme); Cidades (Secid); Cultura (SEC); Transporte e Pavimentação Urbana (Septu); Educação (Seduc).

Comentários