Para quê serve a viatura policial?



 




Carro de polícia ou viatura policial é um veículo utilizado pela polícia, para transportar agentes, chegar ao local de uma ocorrência, transportar suspeitos, patrulhar um local, ou até mesmo perseguir criminosos.

Os carros de polícia são adaptados conforme a sua área e divisão de atuação. Normalmente, os veículos utilizados pela polícia são equipados com sirenes, giroflex e com pinturas especiais para identificação da população civil.

UTILIDADES

 O carro de polícia é essencial para a organização e mobilidade da polícia e é amplamente utilizado em todo o mundo para todos os tipos de operações executadas por qualquer departamento de polícia. Mas em alguns locais, como na Grã-Bretanha, a utilização de patrulhas motorizadas estão sendo substituídas pelo policiamento a pé, para melhor interação com a sociedade.



ALERTAS VISUAIS   

Existem dois tipos de alertas visuais, os passivos e os ativos. Os Passivos são adesivos colados na viatura para melhor identificação. Durante a noite, os adesivos refletem na luz da lanterna do carro de trás e facilitam a identificação da viatura em até 3 metros de distância. Também são utilizados símbolos com a identificação da divisão e departamento da viatura. Esses símbolos só podem ser utilizados em viaturas de emergência, e o uso por qualquer outra pessoa é considerado uma violação dos direitos internacionais.   

Os Ativos são os alertas visuais utilizados pela polícia em caso de uma situação de emergência em andamento e o veículo estiver se dirigindo para o local. Existem diversos tipos de luzes de emergência que podem ser utilizadas em cima, na lanterna, no retrovisor, na parte de cima do painel, na grade do motor e no vidro traseiro. As luzes em geral são vermelhas, brancas, azuis e amarelas.  

Além das luzes, também são utilizados alertas sonoros, em geral repetitivos para chamar atenção dos outros motoristas. Alto-falantes e lanternas auxiliares (holofotes) são utilizados para interceptar veículos suspeitos.O Rádio de comunicação é essencial para contatar outras viaturas e a central de operações, normalmente trabalha em frequência diferente de rádios comuns.





EQUIPAMENTOS ADICIONAIS  

Em alguns carros de polícia existe uma área entre os dois bancos da frente, onde ficam todos os controles adicionais do carro, como a ativação das luzes, do rádio de comunicação e um compartimento seguro para armazenamento de armas de fogo.   A maioria dos carros de polícia também possuí um divisor entre os bancos da frente e o de trás, para garantir o transporte de suspeitos sem a possibilidade dele atacar o condutor ou o passageiro.

O material desses divisores pode variar de simples redes de metal até vidros à prova de balas.    Alguns carros também são equipados com GPS para alertar o condutor de um possível roubo de carro e mostrar o caminho por meio de orientação da central. Esse equipamento tem como principal objetivo fornecer à central de polícia, com auxílio de satélite, a localização da viatura policial.

O pára-choque também é aumentado e reforçado em alguns veículos para ajudar a manter a estabilidade durante as manobras de interceptação, como o famoso PIT.   O motor de algumas viaturas não funciona se a chave não estiver na ignição, impedindo assim uma tentativa de furto.



Fonte: www.tuninggeral.blogspot.com (Blog  TUNING TOTAL)

Comentários