FRONTEIRA: Estados recebem viaturas e equipamentos para policiar as fronteiras.



O Ministério da Justiça realizou, nesta quinta-feira (30/06), às 9 horas, a primeira Reunião Ordinária sobre o Plano Estratégico de Fronteiras. Coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o encontro contará com a presença dos secretários de Segurança Pública dos onze estados fronteiriços que receberão 48 viaturas, 526 capacetes e 110 tasers. A entrega de equipamentos é a primeira de uma série que visa melhorar a estrutura para as ações na fronteira.

Na ocasião, os representantes dos estados assinarão a adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras, lançado no dia 8 de junho deste ano pela presidenta Dilma Rousseff. No encontro serão definidas as diretrizes gerais para a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras.

As autoridades de segurança federais e estaduais discutirão os potenciais riscos e ações de inteligência e de fiscalização da Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, para intensificar o patrulhamento nos pontos vulneráveis da fronteira nacional.

O Ministério da Justiça vai financiar projetos de infraestrutura para modernizar e aparelhar as instalações das Polícias Federal e Rodoviária Federal. Também serão discutidas propostas de modernização tecnológica e de integração com estados e municípios.

O Plano Estratégico de Fronteiras tem como prioridades a prevenção e o enfrentamento aos crimes transnacionais, por meio de operações integradas entre as Forças Armadas (Ministério da Defesa) e os órgãos de segurança pública federais – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional – (Ministério da Justiça).  A participação de órgãos estaduais e municipais de segurança nas operações faz parte da segunda etapa do plano. 

Fonte: Ministério da Justiça.

Comentários