DENUNCIA: Guarda Municipal de Cuiabá/MT foi apenas jogada política.



Coronel da reserva da PM, o coordenador da Guarda Municipal de Cuiabá, Denézio Pio da Silva, fez uma denúncia grave durante entrevista ao vivo, nesta terça-feira (19) ao telejornal MTTV 1ª Edição, da TV Centro-América. De acordo com o Denézio, a Guarda Municipal foi criada com objetivos meramente políticos, ano passado, por isso não tem efetivo e nem condições de cumprir sua missão de fazer a guarda patrimonial das escolas municipais.

"Não temos condições de fazer nosso trabalho. Infelizmente sua criação (da Guarda Municipal) ocorreu de uma maneira política e continua naquela mesma situação", disse o coronel, ao responder à pergunta do repórter, se ele reconhecia que a Guarda não tinha condições de dar segurança às escolas municipais.

Ainda no MTTV 1ª Edição o secretário de Educação do Município, Perminio Pinto, revelou que 10 escolas municipais de Cuiabá foram roubadas nos últimos 14 meses, sendo que os bandidos levaram de dinheiro que havia guardado nas unidades, à computadores e até merenda escolar.

A solução apontada por Permínio é uma parceria entre prefeitura e Governo do Estado, para que a Polícia Militar faça a guarda patrimonial das escolas, apesar da Guarda Municipal ter sido criada para isso.

Denézio Pio revelou ainda que a Guarda Municipal não possui nenhum agente concursado. E, como todos são celetistas, só fazem expediente durante o dia, de segunda a sexta-feira. De acordo com ele, dos 27 guardas contratadas ano passado, somente 17 ainda continuam no trabalho. "Eles fazem concursos para outras áreas, e deixam a guarda",disse.

Segundo ele, a prefeitura planeja realizar concurso para contratar 150 agentes, "mas até 2014".

PARA LEMBRAR

No dia do lançamento oficial da Guarda, em 22 de março do ano passado, uma semana antes de renunciar ao cargo para disputar o Governo do Estado, o ex-prfeito Wilson Santos declarou que “poderíamos ter optado pela Guarda Patrimonial, ou até mesmo comunitária, mas escolhemos a escolar, pois eu e toda minha equipe temos a convicção de que não existe nada mais importante do que a educação. Quem vos fala é um ex-jornaleiro, que chegou a prefeito de Cuiabá graças à educação”, segundo conta no site O Documento.

FONTE: Da Editoria - Site Hiper Notícias/MT

Comentários