CRIATIVIDADE: Polícia Militar usa viaturas “vitrine” em Florianópolis.




Sabe aquelas viaturas da polícia que ficam parados em estradas ou em avenidas bem movimentadas? Existe uma boa chance de se tratar de uma viatura “vitrine”. O que isso significa? Que o carro fica o dia inteiro ali, desligado, sem ninguém dentro, apenas com o giroflex ligado.

O leitor Osvaldo nos atentou à reportagem do site ClicRBS falando sobre isso. A Polícia Militar de Florianópolis está colocando carros em pontos estratégicos da cidade, sem ninguém dentro, para “sugerir” à população que a área está sendo patrulhada.

A imagem acima, publicada no site citado, mostra um Logan que passa o dia parado na Praça XV de Novembro com o giroflex ligado. A RBS TV flagrou um policial chegando ao local por volta das 8:45 da manhã.

Em seguida, o policial vai para o o posto da Alfândega, que fica no centro de Florianópolis. Ninguém permanece no carro, que é removido no final do dia para o 4º Batalhão da PM. O Logan passa tanto tempo parado com a sinalização ligada que na hora de dar a partida é necessário que o policial insista por pelo menos uns 10 minutos para que o Logan pegue.

Um policial explicou para o canal de TV que o carro serve somente para chamar a atenção e para que as pessoas se comportem. Se algum crime ocorrer ele não pode sair de seu posto porque o local ficaria abandonado. Por este motivo, são chamados policiais de outros bairros.

O chefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel João Amorim, disse que deixar um carro vazio com o giroflex ligado em pontos chaves de Florianópolis faz parte da estratégia. Aumenta a sensação de segurança da população.

O problema é que Florianópolis tem apenas 500 homens que se revezam nos turnos de serviço, e 300 desses cuidam de prédios públicos. Então, falta policial.

Comentários