CHARGE: Encontro Virtual (Adolescente e Crimes na Internet).


Gostaria de compartilhar algumas dicas aos pais de adolescentes sobre a utilização da internet. Penso que Deus concede filhos a algumas pessoas para que estas sejam pais e não para que sejam simplesmente amigas dos filhos.

1) SENHAS
É muito importante que você saiba todas as senhas de acesso de seu filho(a) adolescente. Os sites na “moda” hoje em dia são:Facebook, Twitter, MSN, SpringForm, Orkut. Se não há nada para esconder, não há problema em liberar a senha.


2) LOCAL DO COMPUTADOR
Não deixe um computador no quarto de seu filho(a). Mantenha a máquina em local público, na sala, por exemplo, mesmo que isso modifique a decoração de sua casa. É melhor prejudicar a decoração que ter uma vida prejudicada.


3) HORÁRIOS DE USO
O ideal é que se tenha horários para a utilização da internet. Nem todas as tarefas da escola são feitas pelo computador. Estabeleça horários de uso: uma hora pela manhã ou duas horas à tarde. Também é válido ter um limite para o dia, por exemplo, meia-noite. O Windows é configurável para desligar sozinho ou ter senha de acesso.


4) MONITORAMENTO
Mesmo tendo todas as senhas e restrições de horários para a utilização do computador, se os pais não checarem, de vez em quando, o que os filhos andam conversando na internet, de nada valerão as senhas. É importante que periodicamente os pais acessem as páginas dos filhos e dêem uma olhada. É claro que esta atitude não visa a divulgação aos “quatro ventos” do que seus filhos andam fazendo, mas é justamente para você e eles conversarem.

5) CONTEÚDO IMPRÓPRIO
Para quem deseja proteger o filho ou filha contra a exposição a conteúdo impróprio da internet, vale a pena instalar os chamados filtros de conteúdo. Seguem abaixo alguns gratuitos:
Naomi - programa bem simples de instalar. Tem uma senha que bloqueia os conteúdos inapropriados.
                             . InterApp Control - com este programa é possível bloquear o acesso a sites ou programas que possam tirar sua concentração como msn, orkut, etc...
                              . K9 Web Protection - Ele bloqueia o acesso a sites de conteúdo duvidoso, que contenham pornografia, vírus ou conteúdo racista.

FONTE: Carlos Daniel- Pastor de adolescentes da Igreja Batista Itacuruçá, no Rio.

Comentários