SEGURANÇA NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: Governador quer interferência de Dilma na decisão da Bolívia legalizar carros roubados no Brasil.

Na reunião com prefeitos da região Oeste, Silval ouviu deles reclamações sobre aumento do roubo de carros.



O governo de Mato Grosso vai pedir urgentemente à presidente da República, Dilma Roussef (PT), intervenção imediata nas relações entre Brasil e Bolívia devido à decisão do governo do país vizinho em legalizar carros roubados no Brasil. 

“A partir de hoje já vou entrar em contato via telefone com a presidente Dilma, com o ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo), com o ministro das Relações Exteriores (Antônio Patriota), porque o que me relataram aqui é aumento do número e roubos de carros e isso certamente está sendo fomentado por esse esquentamento desses carros aqui pelo país vizinho”.

Por mais de uma hora o governador esteve reunido com lideranças locais, como o prefeito de Pontes e Lacerda, Newton Miotto, discutindo a segurança publica na fronteira Brasil/Bolívia. 

Isso quer dizer que tosos o carros e motos roubados no Estado, no Brasil e outros países vizinhos poderão transitar legalmente na Bolívia. Essa media é vista por Silval como incentivo ao roubo de carros. 

O presidente da Bolívia Evo Morales sancionou neste mês, projeto de lei que legaliza veículos sem documento. A lei boliviana prevê, entretanto, o pagamento de uma taxa para que o veículo seja legalizado. 

O principal argumento do governo boliviano é a arrecadação de cerca de US$ 200 milhões para tesouro do país. 

VIAGEM À RÚSSIA

O governador de Mato Grosso anunciou que de 1° a 8 de julho estará em visita à Rússia com o objetivo de firmar convênio com aquele país para que o Estado adquira equipamentos de alta tecnologia, especialmente em radares e outras ferramentas que sirvam para o monitoramente na área de fronteira. 

“Tem a doação de equipamentos pelo governo russo, mas também tem a aquisição pelo governo do Estado de algo em torno de R$ 15 milhões de equipamentos para o sistema integrado de inteligência para que possamos, de forma eficaz, monitorar nossa área de fronteira e com isso acabar com o crime organizado, que é o nosso objetivo”sustentou Silval. 

O chefe do Executivo ressaltou a planejamento estratégico de segurança de fronteira do governo federal que prevê incremento de efetivo da Polícia Federal para a faixa fronteiriça, o mesmo ocorrendo com a Policia Rodoviária Federal além dos trabalhos do Exército no combate ao crime. 

Fonte: Site Hiper Notícias/MT.
Foto: Marcos Begrini/Secom-MT.

Comentários