EUA se opõem à descriminalização das drogas, diz enviado de Obama.




O governo americano avalia que sua política de combate ao narcotráfico está funcionando e se opõe à descriminalização do uso de drogas, disse à Folha o secretário de Estado assistente dos Estados Unidos para Assuntos Político-Militares, Andrew Shapiro.

Shapiro iniciou na quarta-feira (1º) sua primeira viagem ao Brasil, depois de uma escala na Colômbia, país sul-americano que mantém a relação mais próxima com as Forças Armadas americanas. No Rio, ele falou a integrantes da Escola Superior de Guerra e visitou o centro de treinamento para os militares enviados às forças de paz da ONU. Em Brasília, participa do diálogo político-militar entre dois países, reforçado pelo acordo de cooperação em defesa assinado no ano passado.

Questionado sobre o temor dos militares brasileiros de que as reservas de petróleo da "Amazônia azul" o litoral sejam alvo da cobiça internacional, Shapiro disse que os EUA querem manter com o Brasil uma colaboração no setor energético que não seja vista como uma "relação de exploração".

Na entrevista em que repetiu inúmeras vezes as palavras "parceria" ou "parceiro", para definir o relacionamento bilateral, ele disse que os EUA estão oferecendo um nível de transferência tecnológica "sem precedentes" caso a FAB opte pelo F18 da Boeing na renovação de sua frota de aviões caça.

Veja mais trechos da entrevista pelo link: http://www.uj.com.br/online/noticias/default.asp?action=noticia&idnoticia=103658.

Fonte: Folha On Line

Comentários