BARALHO DO CRIME: Ferramenta da Secretaria de Segurança da Bahia contra a criminalidade..




Na semana que passou, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia mostrou mais uma vez como o baiano é um povo criativo e inusitado. Foi lançado um baralho com as fotos e nomes  dos 50 criminosos mais procurados do estado. O baralho foi distribuído para a imprensa e consta no site da SSP/BA.

O baralho foi lançado no dia 02 de junho, já com “uma carta a menos”, pois em São Paulo, na véspera, foi preso Fagner Souza da Silva, o “Fal”, que correspondia ao Ás de Ouro.

A medida causou grande aceitação da população que, agora, pode ajudar a identificar criminosos através de um jogo da memória virtual, disponível no site do Disque Denúncia, através do link:

http://www.disquedenuncia.ba.gov.br/pactopelavida/



Eu mesmo joguei e é bem interessante. Além dos nomes completos, apelidos e fotos, os versos das cartas possuem o telefone do disque-denúncia e os crimes cometidos por cada um deles, ou delas, já que algumas damas também compõem o baralho.. E por falar em apelidos, tem cada um bem interessante: Pezão; Gordo Paloso; Mendigo e até Mister M. Um dos mais curiosos apelidos é o “Cara de Lagosta”. Uma mistura de cidadania e, ao mesmo tempo, entretenimento. O que parece brincadeira é, na verdade, uma poderosa ferramenta para incentivar a identificação dos marginais, muitas vezes “escondidos” em cidades de outros estados brasileiros. Mais uma prova de que a internet, quando bem usada, pode promover ações muito positivas, inclusive, o combate da violência e criminalidade. E, apesar de tantas reclamações sobre a falta de segurança, temos agora um grande motivo para aplaudir a Polícia, por essa ideia tão prática  e sua eficácia vai depender diretamente da atuação de cada um de nós. E, por falar em Polícia, percebemos que até nas artes é difícil encontrar músicas elogiando os policiais. Várias são as que falam mal, mas poucas falam bem. Na década de 70, a dupla sertaneja Leo Canhoto e Robertinho, artistas de Goiás, renderam essa homenagem através da música “A Polícia”…direto do túnel do tempo…

FONTE: Site À Queima Roupa - Jornalismo com Segurança

Comentários