ATÉ QUE ENFIM! Estado autoriza contrato para presídio produtivo na PCE.

Detentos terão oportunidade de emprego e redução de pena.


Foto:Josi Pettengill/Secom/MT

O governador Silval Barbosa (PMDB) assinou hoje (18) o primeiro convênio para viabilizar uma de suas promessas de campanha que é oferecer emprego e renda aos detentos por meio do sistema de presídio produtivo.

Pelo contrato, as empresas Pelmex e Probex, produtoras de colhões, irão investir R$ 8,8 milhões na construção de uma sede na Penitenciária Central do Estado (PCE).

As obras estão programadas para iniciar no próximo mês e a conclusão prevista em 12 meses. A expectativa é que seja gerado ao menos 300 empregos, sendo 230 reservadas aos reeducandos. Outros 604 empregos indiretos também serão oferecidos.

"Uma das nossas preocupações é que os produtos fabricados tenham espaço para venda no mercado. A empresa City Lar se propôs a adquirir a produção dos colchões que anualmente deve chegar a 210 mil", comentou Silval.

Confiança

Por outro lado, o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, entende que a medida do Estado em oferecer emprego aos detentos diminui a reincidência que tem contribuído para a superlotação nas unidades prisionais.

"É uma ação que gera impacto na segurança pública porque a reincidência tem atingido a média de 70% a 80% e é provocada pela falta de profissionalização. Agora, a capacitação oferece uma nova reinserção social e não tenho dúvida que o resultado será positivo".

Fonte: http://www.midianews.com.br/

Marcadores: presídio, segurança pública, presídio produtivo, pce, profissionalização, empregos a presos .

Comentários