Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest: Torcidas nordestinas são mais fanáticas; gaúchas, mais fiéis

Levantamento inédito mostra que fanatismo está mais presente na faixa etária de 16 a 30 anos



Fanatismo e fidelidade são sentimentos fora do Eixo Rio-São Paulo. Este é um apontamento importante de “O Maior Raio-X do Torcedor”, a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest. Ela mostra que dois clubes nordestinos têm as torcidas mais fanáticas do País, e os rivais gaúchos, os torcedores mais fiéis.


Os dados foram levantados com base em duas perguntas nos formulários que foram respondidos pelos entrevistados: Você se considera um torcedor fanático? Você torce para outro time brasileiro?


No levantamento, 30% dos entrevistados se consideraram torcedores fanáticos, sendo este sentimento mais presente na faixa etária de 16 a 30 anos (36%). Aconteceu um empate entre 31 a 50 anos e mais de 51 anos, com 27%.


Quando se analisa os números do fanatismo por clube, os nordestinos Sport, com 45%, e Bahia, com 43%, lideram o ranking.


O primeiro time do chamado Eixo Rio-São Paulo na lista é o Vasco, que com 41% dos seus torcedores se considerando fanáticos ocupa a terceira posição, seguido pelo rival Flamengo (36%) e o Internacional (29%).


Clubes com torcedores mais fanáticos


  1. Sport – 45%
  2. Bahia – 43%
  3. Vasco – 41%
  4. Flamengo – 36%
  5. Internacional – 29%



Fidelidade gaúcha


Se o Inter é quinto no ranking do fanatismo, no da fidelidade ele divide a primeira colocação com o rival Grêmio, pois 82% dos seus torcedores garantiram não torcer para nenhum outro clube brasileiro.


A prática de ter mais de um time era comum no passado, pelo fato de o futebol brasileiro ter nascido com a disputa dos campeonatos estaduais, por causa das suas dimensões continentais. No entanto, essa característica não faz parte da realidade dos dois gigantes gaúchos.


A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que os mais velhos é que carregam o costume de torcer para mais de um clube brasileiro. Segundo o levantamento, essa prática faz parte da realidade de 37% dos entrevistados com mais de 51 anos. No grupo entre 16 e 30 anos, ela é de 24%. Entre 31 e 50 anos, está em 29%.


Neste verdadeiro ranking da fidelidade, atrás dos gaúchos aparece uma lista de clubes com números bem parecidos. A terceira posição é do Bahia (71%), o segundo quando se trata de fanatismo. Atrás do tricolor baiano aparecem Atlético Mineiro (70%), Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, todos com 69%.


As torcidas mais fiéis


  1. Grêmio e Internacional – 82%
  2. Bahia – 71%
  3. Atlético-MG – 70%
  4. Corinthians, Cruzeiro e Flamengo – 69%


Entre regiões, Sudeste lidera em fidelidade


Apesar de os clubes com torcedores mais fiéis estarem no Rio Grande do Sul, quando se faz o recorte por região, é no Sudeste onde se encontra o maior número de torcedores de apenas um clube (74%).


No Sul, este número é de 69%, muito próximo do Centro-Oeste, com 68%. O Nordeste apresenta 61% e, no Norte, 43% dos torcedores têm apenas um clube.


Metodologia


A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.





Por CNN Brasil

Comentários